O pós-pandemia trouxe questões urgentes para a Educação Infantil. O longo período de distanciamento social evidenciou o papel fundamental da Educação Infantil no desenvolvimento das crianças e renovou as reflexões sobre o papel do outro na constituição das crianças desde muito cedo. O momento exige uma escola ética, plural e humanizadora, que restaure a possibilidade de conviver e aprender com o outro e explore ao máximo a potência dos encontros, superando conflitos e o crescente individualismo que domina a esfera das relações sociais. Por meio de um ambiente presencial interativo constituído por diferentes atividades acadêmicas, culturais e práticas, o curso de Pós-graduação "Interações e contextos de convivência de crianças na escola" pretende enfrentar tais questões, focando o trabalho pedagógico necessário ao resgate da convivência democrática e coletiva de crianças e adultos nos contextos de sua família, da escola e de sua cidade.
• forma o profissional para participar criticamente do debate sobre questões urgentes do mundo contemporâneo no pós-pandemia;
• é atualizado em relação às pesquisas mais recentes sobre Educação Infantil;
• aprofunda o olhar para o papel das interações no desenvolvimento infantil, um dos eixos da BNCC;
• discute o papel do outro e dos conflitos entre crianças;
• problematiza diferentes contextos de convivência entre crianças e adultos;
• possui corpo docente altamente qualificado, a maioria composta por doutores ou artistas-educadores que produzem conhecimentos nos diferentes campos da Educação Infantil;
• promove uma vivência interativa, com metodologias que colocam em relação módulos de aulas teórico-práticas, laboratórios de imersão prática; grupos de pesquisa e sessões de cinema-debate;
• conta com a parceria do Instituto Alana em atividades de ampliação cultural e atualização do debate acerca de temáticas urgentes na Educação Infantil;
• orienta grupos para desenvolvimento de pesquisas aplicadas à escola, tornando viva a experiência de aprender a pesquisar;
• promove o planejamento e desenvolvimento coletivo de seminários para a teorização e aprofundamento crítico de práticas pedagógicas, a partir das produções dos alunos e alunas do curso;
As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de efetivação da matrícula!
O aluno do curso de Pedagogia é um futuro profissional interessado na ação educativa como ato de transformação do indivíduo. Além da relação de
ensino-aprendizagem e da interação entre as pessoas, o estudante de Pedagogia deve ser alguém que goste
de planejar, executar e avaliar:
estas são ações constantes na
atuação do pedagogo.
Silvana Augusto
Possui graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1996), especialização em Educação a distância - SENAC - Rio; mestrado em Teorias do ensino, didática e formação de professores pela Faculdade de Educação - USP (2009); doutorado em Linguagem e Educação pela Faculdade de Educação - USP (2013 - 2017)). Foi assessora de Educação Infantil da rede municipal de São Paulo, coordenadora de projetos de formação de professores e coordenadores pedagógicos no Instituto Avisa lá e formadora da Fundação Vanzolini. Atualmente é assessora pedagógica para Educação Infantil de redes municipais de Educação Infantil e do ICEP (Instituto Chapada de Educação e Pesquisa); professora de cursos de extensão universitária e coordenadora pedagógica da Pós-Graduação de Educação Infantil do Singularidades, coordenadora pedagógica da Educação Infantil e anos iniciais do ensino fundamental do Colégio São Domingos. É autora de Ver depois de olhar, a formação do olhar dos professores para os desenhos das crianças e coautora dos livros O trabalho do professor de Educação Infantil; Língua Portuguesa – dez questões sobre o ensino, coleção Nós da Educação; Bem-vindo Mundo, criança, cultura e formação de educadores, além de diversos cursos online e materiais de apoio para a formação de professores.
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