Duração: 4 semestres

Se interessou?

Preencha os seus dados abaixo e nossa equipe de relacionamento entrará em contato com você!

Se interessou?

Preencha seus dados abaixo que nossa equipe de relacionamento entrará em contato com você!

Ao informar meus dados, estou ciente das diretrizes da Política de Privacidade.

O pós-​pandemia trouxe questões urgentes para a Educação Infantil. O longo período de distanciamento social evidenciou o papel fundamental da Educação Infantil no desenvolvimento das crianças e renovou as reflexões sobre o papel do outro na constituição das crianças desde muito cedo. O momento exige uma escola ética, plural e humanizadora, que restaure a possibilidade de conviver e aprender com o outro e explore ao máximo a potência dos encontros, superando conflitos e o crescente individualismo que domina a esfera das relações sociais. Por meio de um ambiente presencial interativo constituído por diferentes atividades acadêmicas, culturais e práticas, o curso de Pós-graduação "Interações e contextos de convivência de crianças na escola" pretende enfrentar tais questões, focando o trabalho pedagógico necessário ao resgate da convivência democrática e coletiva de crianças e adultos nos contextos de sua família, da escola e de sua cidade.

forma o profissional para participar criticamente do debate sobre questões urgentes do mundo contemporâneo no pós-pandemia;

é atualizado em relação às pesquisas mais recentes sobre Educação Infantil;

aprofunda o olhar para o papel das interações no desenvolvimento infantil, um dos eixos da BNCC;

discute o papel do outro e dos conflitos entre crianças;

problematiza diferentes contextos de convivência entre crianças e adultos;

possui corpo docente altamente qualificado, a maioria composta por doutores ou artistas-educadores que produzem conhecimentos nos diferentes campos da Educação Infantil;

promove uma vivência interativa, com metodologias que colocam em relação módulos de aulas teórico-práticas, laboratórios de imersão prática; grupos de pesquisa e sessões de cinema-debate;

conta com a parceria do Instituto Alana em atividades de ampliação cultural e atualização do debate acerca de temáticas urgentes na Educação Infantil;

orienta grupos para desenvolvimento de pesquisas aplicadas à escola, tornando viva a experiência de aprender a pesquisar;

promove o planejamento e desenvolvimento coletivo de seminários para a teorização e aprofundamento crítico de práticas pedagógicas, a partir das produções dos alunos e alunas do curso;

conta com a participação especial de escolas municipais da cidade de São Paulo que se destacam por experiências singulares em Educação Infantil;

As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de efetivação da matrícula!

O aluno do curso de Pedagogia é um futuro profissional interessado na ação educativa como ato de transformação do indivíduo. Além da relação de

ensino-aprendizagem e da interação entre as pessoas, o estudante de Pedagogia deve ser alguém que goste

de planejar, executar e avaliar:

estas são ações constantes na

atuação do pedagogo.

COORDENAÇÃO DO CURSO

Silvana Augusto

Possui graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1996), especialização em Educação a distância - SENAC - Rio; mestrado em Teorias do ensino, didática e formação de professores pela Faculdade de Educação - USP (2009); doutorado em Linguagem e Educação pela Faculdade de Educação - USP (2013 - 2017)). Foi assessora de Educação Infantil da rede municipal de São Paulo, coordenadora de projetos de formação de professores e coordenadores pedagógicos no Instituto Avisa lá e formadora da Fundação Vanzolini. Atualmente é assessora pedagógica para Educação Infantil de redes municipais de Educação Infantil e do ICEP (Instituto Chapada de Educação e Pesquisa); professora de cursos de extensão universitária e coordenadora pedagógica da Pós-Graduação de Educação Infantil do Singularidades, coordenadora pedagógica da Educação Infantil e anos iniciais do ensino fundamental do Colégio São Domingos. É autora de Ver depois de olhar, a formação do olhar dos professores para os desenhos das crianças e coautora dos livros O trabalho do professor de Educação Infantil; Língua Portuguesa – dez questões sobre o ensino, coleção Nós da Educação; Bem-vindo Mundo, criança, cultura e formação de educadores, além de diversos cursos online e materiais de apoio para a formação de professores.

ME INSCREVER NA PÓS
AGENDE UMA VISITA
PROGRAMA DE BOLSAS

Instituto Singularidades | © Todos os Direitos Reservados.