COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA:

LUGAR DE COMPLEXIDADES

E MUDANÇAS

Duração: 4 semestres
Carga horária: 380 horas
Modalidade: híbrido

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Com a pandemia da Covid-19, iniciada em 2020, a escola teve que viver o que jamais tinha vivido. Primeiramente fechou seus prédios e teve que ensinar por meio dos recursos disponíveis em cada localidade, que nem sempre correspondiam ao que era necessário ou urgente. Sem que a pandemia tivesse terminado completamente, as escolas abriram para viver uma outra etapa também inédita para todos. Diante de tantas mudanças vivenciadas de forma tão radical, o desafio que se coloca é refletir sobre que escola somos capazes de construir a partir do que vivemos.

Esta é uma questão que está sendo discutida por muitos países, com a certeza de que não há uma resposta única e nem modelos prontos a serem copiados. Temos mais dúvidas e problemas do que soluções. Por outro lado, é também um tempo de oportunidades para criarmos a escola necessária, compatível com a contemporaneidade, a partir do que foi vivido. Para isso, é necessário um esforço de construção coletiva para que possamos desenhar algo coerente com o contexto social e a realidade de cada escola, refletindo e atuando no presente, para projetar futuros.


Para o exercício desta construção coletiva, o profissional abalizado em liderar este processo necessário é a coordenação pedagógica. Este profissional de múltiplas funções, que encontra muitas encrencas no seu cotidiano, sem tempo para tantas demandas é quem faz a mediação junto aos professores, para favorecer a aprendizagem dos professores e dos estudantes, além da articulação com as famílias, focando na participação democrática, para criar uma comunidade de aprendizagem.

No entanto, para exercer suas funções, a coordenação pedagógica precisa estar preparada para tais desafios, pois sabemos que mudanças são fáceis de propor na educação, difícil é implementá-las e extraordinariamente mais difícil é sustentá-las. Neste sentido, o Instituto Singularidades está propondo o curso de pós-graduação COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: LUGAR DE COMPLEXIDADES E MUDANÇAS, destinado aos profissionais que e que entendem que o melhor campo de aperfeiçoamento profissional está em um espaço estruturado de intercâmbio, que tenha como ponto de partida a reflexão sobre sua atuação educativa e pedagógica, além de proporcionar atualizações conceituais, para que possam contribuir para o seu aperfeiçoamento profissional.

Não se trata de um acúmulo de novos conhecimentos, pois não basta saber. É preciso transformar a realidade. Afinal, a escola pós-pandemia não pode ser a mesma que existia anteriormente. O tempo exige mudanças e é a coordenação pedagógica que lidera este processo. Por isso, a função da coordenação pedagógica precisa hoje ser atualizada, redimensionada, transformada para tornar a escola compatível com a contemporaneidade, entendendo que não há receitas, manuais, nem formações padronizadas. É um trabalho artesanal de construção identitária.


As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de efetivação da matrícula!


O aluno do curso de Pedagogia é um futuro profissional interessado na ação educativa como ato de transformação do indivíduo. Além da relação de

ensino-aprendizagem e da interação entre as pessoas, o estudante de Pedagogia deve ser alguém que goste

de planejar, executar e avaliar:

estas são ações constantes na

atuação do pedagogo.

Objetivos Específicos do Curso

Criar um espaço de estudos, intercâmbios e construção de propostas de trabalho, centrados na construção da autonomia intelectual dos participantes, desenvolvendo a cultura colaborativa que valoriza a reflexão e a aprendizagem, com vistas a melhoria da aprendizagem.


Desenvolver conceitos, procedimentos e guias de ação orientados para a participação, transparência e inovação, fortalecendo as funções da coordenação pedagógica – suas potencialidades e responsabilidades para a construção de uma atuação transformadora.

COORDENAÇÃO DO CURSO


Lourdes Atié


Socióloga, formada pela UFRJ, com pós-graduação em Educação, pela FLACSO (Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales, Argentina). Tem quase quarenta anos de experiência no campo da Educação, como professora, assessora e produtora de conteúdo. Atua com formação de professores e gestores de instituições educativas, das redes públicas e privadas de ensino. É diretora da empresa de consultoria educacional e cultural Ideias Futuras, onde atua como assessora pedagógica em diversos contratos. Atualmente, é assessora pedagógica do Acaia Pantanal, para atualização do Projeto Pedagógico da Escola Jatobazinho, além da assessoria técnico-pedagógica do Seminário Ser Professor no Pantanal. É colunista do site Desafios da Educação, do Grupo A. É colaboradora do Blog das Letrinhas, da Editoria Companhia das Letras. É formadora convidada do Centro Paula Souza, SP, que atende o ensino médio e técnico, onde ministrou cursos em Gestão de Currículo e Coordenação Pedagógica e autora dos materiais formativos da mesma instituição. É autora do material voltado para pais dos alunos do Ensino Fundamental anos finais, do LIV – Laboratório Inteligência de Vida, do Grupo Eleva. E autora do material voltado para habilidades socioemocionais dos professores, intitulado “Cuidar de quem Ensina”, também do LIV. Viajando por todo Brasil por décadas, realiza palestras e ações de formação para redes privadas e públicas de ensino, nas áreas de atualização curricular, formação de professores e revisão de projetos pedagógicos. É palestrante convidada dos mais importantes eventos de educação no Brasil e anualmente viaja para a Espanha onde aprofunda seus estudos no campo da formação docente. É autora do projeto editorial da Revista Pedagógica Pátio – Ensino Fundamental e do Ensino Médio e membro da Comissão Editorial, até 2018, onde tem vários artigos publicados. Foi professora do Instituto Singularidades, na área de especialização, onde ministrou cursos de curta duração, sobre Coordenação Pedagógica, sobre BNCC e elaboração e atualização de projetos políticos pedagógicos. Realizou cursos de formação para Coordenadores Pedagógicos e para Gestores Escolares, para as prefeituras de Jundiaí,SP e Corumbá, MS. Gravou uma série de dez vídeos voltados para educadores da educação básica, para o Programa Escola Genial, da Empresa francesa, Maped, disponíveis no YouTube (Escola Genial by Maped), voltados para melhoria da qualidade da educação no Brasil. É autora do livro de literatura infantil Almanaque dos Contos de Fadas, publicado pela Editora Moderna. Faz parte da equipe de especialistas que seleciona as melhores obras do ano no campo da Literatura Infantil e Juvenil para a Revista Crescer. Coordenou por 08 anos a Comissão de Selecionadores do Prêmio VIVALEITURA, do MEC, Minc e OEI. Em agosto/2017 foi Palestrante do TEDxSP, onde fez uma apresentação para dez mil pessoas no estádio Allianz, em SP, sobre o poder de transformação do professor (https://www.youtube.com/watch?v=91Uh4tME7KY). É autora das publicações do Programa Escolar, da empresa Faber-Castell, de 2007 a 2017, voltadas para a formação docente, onde realizou, por dez anos, encontros de professores e gestores em todo Brasil. Produziu conteúdos educativos especializados para as editoras Moderna, SM e Cosac Naif. Já trabalhou como assessora pedagógica no Canal Futura e TV Cultura, além de ter dirigido o Centro de Estudos da Escola da Vila, SP e de ter sido responsável pela formação dos educadores da educação infantil do SESC/Departamento Nacional, desenvolvendo cursos e treinamentos para as unidades do SESC em todo Brasil, por mais de dez anos.

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