EDUCAÇÃO
SOCIOEMOCIONAL
EDUCAÇÃO
SOCIOEMOCIONAL
Com o advento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a educação socioemocional se tornou obrigatória para toda a Educação Básica, sendo mencionada de maneira explícita em diversas partes do documento e em quatro de suas dez competências gerais.
Tal inclusão, que reflete a necessidade de promover uma educação integral, que leve em consideração os aspectos físicos, cognitivos, emocionais e sociais dos estudantes, vem sendo apontada como uma grande aposta para formar crianças e jovens capazes de conhecerem a si mesmos e lidarem com as próprias emoções, construírem relacionamentos saudáveis e redes de apoio, sensibilizarem-se e atuarem em prol das demandas sociais e ambientais que afligem diversos grupos sociais e tomarem decisões ponderadas e éticas, que visem a defesa da dignidade pessoal e coletiva.
Com o advento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a educação socioemocional se tornou obrigatória para toda a Educação Básica, sendo mencionada de maneira explícita em diversas partes do documento e em quatro de suas dez competências gerais.
Tal inclusão, que reflete a necessidade de promover uma educação integral, que leve em consideração os aspectos físicos, cognitivos, emocionais e sociais dos estudantes, vem sendo apontada como uma grande aposta para formar crianças e jovens capazes de conhecerem a si mesmos e lidarem com as próprias emoções, construírem relacionamentos saudáveis e redes de apoio, sensibilizarem-se e atuarem em prol das demandas sociais e ambientais que afligem diversos grupos sociais e tomarem decisões ponderadas e éticas, que visem a defesa da dignidade pessoal e coletiva.
No entanto, tal regulamentação não foi acompanhada por um plano de implementação que oferecesse formação para gestores e equipes docentes, além de materiais didáticos. Resultado disso foi um alargamento do conceito de educação socioemocional, que ora é tratado como temática que sempre existiu na escola e que, por isso, não requer práticas e esforços sistemáticos para sua realização, ora como medida exclusivamente preventiva de transtornos de saúde mental, suicídio e comportamentos desafiadores, ou ainda, com um viés que enfatiza a busca pelo conhecimento de si e pela realização pessoal, sem pautar a necessidade de promover a redução das desigualdades e a educação equitativa, tão necessários para a conquista do bem-estar social.
No entanto, tal regulamentação não foi acompanhada por um plano de implementação que oferecesse formação para gestores e equipes docentes, além de materiais didáticos. Resultado disso foi um alargamento do conceito de educação socioemocional, que ora é tratado como temática que sempre existiu na escola e que, por isso, não requer práticas e esforços sistemáticos para sua realização, ora como medida exclusivamente preventiva de transtornos de saúde mental, suicídio e comportamentos desafiadores, ou ainda, com um viés que enfatiza a busca pelo conhecimento de si e pela realização pessoal, sem pautar a necessidade de promover a redução das desigualdades e a educação equitativa, tão necessários para a conquista do bem-estar social.
Drª Hanna Danza
Doutora em Psicologia e Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Trabalhou com as professoras eméritas da Faculdade de Psicologia da Universidade de Barcelona, Dra. Genoveva Sastre e Dra. Montserrat Moreno, que têm diversas publicações no Brasil e no exterior sobre educação emocional e resolução de conflitos. Também realizou um estágio de pesquisa e docência junto ao Grup de Recerca en Educació Moral (GREM), fundado pelo Dr. Josep Maria Puig e no curso de mestrado em Educação em Valores, na mesma instituição. Foi professora da disciplina Projeto de vida no Ensino médio, do curso de extensão “Educação para a construção de projetos de vida” no Instituto Singularidades, do programa de formação em projeto de vida das Secretarias Estaduais de Educação de Pernambuco e Espírito Santo e das disciplinas de “Educação socioemocional” e “Propósito do educador” do curso de pós[1]graduação “Educação inovadora: cocriar para transformar a escola” também no Instituto Singularidades. Atualmente é professora do curso de aprimoramento “Educação socioemocional: teoria e prática” no Instituto Sedes Sapientiae. Atuou como especialista de conteúdo do Programa Pleno, que promove a educação socioemocional na rede privada de ensino em mais de 300 escolas brasileiras. É coordenadora do programa de educação socioemocional da Editora Saraiva, direcionado para as escolas da rede pública de ensino. É autora do livro Projetos de vida: construindo o futuro (Editora Ática, 2021) e coautora dos livros Psicologia para pais e educadores: desenvolvimento moral e social (Editora Juruá, 2019) e Estudos sobre a adolescência: vários contentos, vários olhares (Editora Mercado de Letras, 2017), além de diversos materiais didáticos de educação socioemocional para diferentes programas, de materiais de formação de professores, e do material didático do componente curricular de Projeto de vida das Secretarias de Educação de Pernambuco, Alagoas e Espírito Santo, além de ter publicado diversos artigos científicos em revistas de prestígio acadêmico. Atua como consultora e como formadora de professores em diversas secretarias estaduais de educação, em parceria com instituições como a Fundação Telefônica Vivo, Fundação Abrinq, Instituto Península e Nova escola.
Drª Hanna Danza
Doutora em Psicologia e Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Trabalhou com as professoras eméritas da Faculdade de Psicologia da Universidade de Barcelona, Dra. Genoveva Sastre e Dra. Montserrat Moreno, que têm diversas publicações no Brasil e no exterior sobre educação emocional e resolução de conflitos. Também realizou um estágio de pesquisa e docência junto ao Grup de Recerca en Educació Moral (GREM), fundado pelo Dr. Josep Maria Puig e no curso de mestrado em Educação em Valores, na mesma instituição. Foi professora da disciplina Projeto de vida no Ensino médio, do curso de extensão “Educação para a construção de projetos de vida” no Instituto Singularidades, do programa de formação em projeto de vida das Secretarias Estaduais de Educação de Pernambuco e Espírito Santo e das disciplinas de “Educação socioemocional” e “Propósito do educador” do curso de pós[1]graduação “Educação inovadora: cocriar para transformar a escola” também no Instituto Singularidades. Atualmente é professora do curso de aprimoramento “Educação socioemocional: teoria e prática” no Instituto Sedes Sapientiae. Atuou como especialista de conteúdo do Programa Pleno, que promove a educação socioemocional na rede privada de ensino em mais de 300 escolas brasileiras. É coordenadora do programa de educação socioemocional da Editora Saraiva, direcionado para as escolas da rede pública de ensino. É autora do livro Projetos de vida: construindo o futuro (Editora Ática, 2021) e coautora dos livros Psicologia para pais e educadores: desenvolvimento moral e social (Editora Juruá, 2019) e Estudos sobre a adolescência: vários contentos, vários olhares (Editora Mercado de Letras, 2017), além de diversos materiais didáticos de educação socioemocional para diferentes programas, de materiais de formação de professores, e do material didático do componente curricular de Projeto de vida das Secretarias de Educação de Pernambuco, Alagoas e Espírito Santo, além de ter publicado diversos artigos científicos em revistas de prestígio acadêmico. Atua como consultora e como formadora de professores em diversas secretarias estaduais de educação, em parceria com instituições como a Fundação Telefônica Vivo, Fundação Abrinq, Instituto Península e Nova escola.
Instituto Singularidades | © Todos os Direitos Reservados.