EDUCAÇÃO

SOCIOEMOCIONAL


EDUCAÇÃO

SOCIOEMOCIONAL

Duração: 3 semestres
Carga horária: 360 horas
Modalidade: Híbrido
Duração: 3 semestres
Carga horária: 360 horas
Modalidade: Híbrido

Se interessou?

Preencha os seus dados abaixo e registre o seu interesse.

Se interessou?

Preencha seus dados abaixo que nossa equipe de relacionamento entrará em contato com você!

Ao informar meus dados, estou ciente das diretrizes da Política de Privacidade.

Com o advento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a educação socioemocional se tornou obrigatória para toda a Educação Básica, sendo mencionada de maneira explícita em diversas partes do documento e em quatro de suas dez competências gerais.


Tal inclusão, que reflete a necessidade de promover uma educação integral, que leve em consideração os aspectos físicos, cognitivos, emocionais e sociais dos estudantes, vem sendo apontada como uma grande aposta para formar crianças e jovens capazes de conhecerem a si mesmos e lidarem com as próprias emoções, construírem relacionamentos saudáveis e redes de apoio, sensibilizarem-se e atuarem em prol das demandas sociais e ambientais que afligem diversos grupos sociais e tomarem decisões ponderadas e éticas, que visem a defesa da dignidade pessoal e coletiva.

Com o advento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a educação socioemocional se tornou obrigatória para toda a Educação Básica, sendo mencionada de maneira explícita em diversas partes do documento e em quatro de suas dez competências gerais.


Tal inclusão, que reflete a necessidade de promover uma educação integral, que leve em consideração os aspectos físicos, cognitivos, emocionais e sociais dos estudantes, vem sendo apontada como uma grande aposta para formar crianças e jovens capazes de conhecerem a si mesmos e lidarem com as próprias emoções, construírem relacionamentos saudáveis e redes de apoio, sensibilizarem-se e atuarem em prol das demandas sociais e ambientais que afligem diversos grupos sociais e tomarem decisões ponderadas e éticas, que visem a defesa da dignidade pessoal e coletiva.

No entanto, tal regulamentação não foi acompanhada por um plano de implementação que oferecesse formação para gestores e equipes docentes, além de materiais didáticos. Resultado disso foi um alargamento do conceito de educação socioemocional, que ora é tratado como temática que sempre existiu na escola e que, por isso, não requer práticas e esforços sistemáticos para sua realização, ora como medida exclusivamente preventiva de transtornos de saúde mental, suicídio e comportamentos desafiadores, ou ainda, com um viés que enfatiza a busca pelo conhecimento de si e pela realização pessoal, sem pautar a necessidade de promover a redução das desigualdades e a educação equitativa, tão necessários para a conquista do bem-estar social.

No entanto, tal regulamentação não foi acompanhada por um plano de implementação que oferecesse formação para gestores e equipes docentes, além de materiais didáticos. Resultado disso foi um alargamento do conceito de educação socioemocional, que ora é tratado como temática que sempre existiu na escola e que, por isso, não requer práticas e esforços sistemáticos para sua realização, ora como medida exclusivamente preventiva de transtornos de saúde mental, suicídio e comportamentos desafiadores, ou ainda, com um viés que enfatiza a busca pelo conhecimento de si e pela realização pessoal, sem pautar a necessidade de promover a redução das desigualdades e a educação equitativa, tão necessários para a conquista do bem-estar social.

COORDENAÇÃO DO CURSO


Drª Hanna Danza

Doutora em Psicologia e Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Trabalhou com as professoras eméritas da Faculdade de Psicologia da Universidade de Barcelona, Dra. Genoveva Sastre e Dra. Montserrat Moreno, que têm diversas publicações no Brasil e no exterior sobre educação emocional e resolução de conflitos. Também realizou um estágio de pesquisa e docência junto ao Grup de Recerca en Educació Moral (GREM), fundado pelo Dr. Josep Maria Puig e no curso de mestrado em Educação em Valores, na mesma instituição. Foi professora da disciplina Projeto de vida no Ensino médio, do curso de extensão “Educação para a construção de projetos de vida” no Instituto Singularidades, do programa de formação em projeto de vida das Secretarias Estaduais de Educação de Pernambuco e Espírito Santo e das disciplinas de “Educação socioemocional” e “Propósito do educador” do curso de pós[1]graduação “Educação inovadora: cocriar para transformar a escola” também no Instituto Singularidades. Atualmente é professora do curso de aprimoramento “Educação socioemocional: teoria e prática” no Instituto Sedes Sapientiae. Atuou como especialista de conteúdo do Programa Pleno, que promove a educação socioemocional na rede privada de ensino em mais de 300 escolas brasileiras. É coordenadora do programa de educação socioemocional da Editora Saraiva, direcionado para as escolas da rede pública de ensino. É autora do livro Projetos de vida: construindo o futuro (Editora Ática, 2021) e coautora dos livros Psicologia para pais e educadores: desenvolvimento moral e social (Editora Juruá, 2019) e Estudos sobre a adolescência: vários contentos, vários olhares (Editora Mercado de Letras, 2017), além de diversos materiais didáticos de educação socioemocional para diferentes programas, de materiais de formação de professores, e do material didático do componente curricular de Projeto de vida das Secretarias de Educação de Pernambuco, Alagoas e Espírito Santo, além de ter publicado diversos artigos científicos em revistas de prestígio acadêmico. Atua como consultora e como formadora de professores em diversas secretarias estaduais de educação, em parceria com instituições como a Fundação Telefônica Vivo, Fundação Abrinq, Instituto Península e Nova escola.

COORDENAÇÃO DO CURSO


Drª Hanna Danza

Doutora em Psicologia e Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Trabalhou com as professoras eméritas da Faculdade de Psicologia da Universidade de Barcelona, Dra. Genoveva Sastre e Dra. Montserrat Moreno, que têm diversas publicações no Brasil e no exterior sobre educação emocional e resolução de conflitos. Também realizou um estágio de pesquisa e docência junto ao Grup de Recerca en Educació Moral (GREM), fundado pelo Dr. Josep Maria Puig e no curso de mestrado em Educação em Valores, na mesma instituição. Foi professora da disciplina Projeto de vida no Ensino médio, do curso de extensão “Educação para a construção de projetos de vida” no Instituto Singularidades, do programa de formação em projeto de vida das Secretarias Estaduais de Educação de Pernambuco e Espírito Santo e das disciplinas de “Educação socioemocional” e “Propósito do educador” do curso de pós[1]graduação “Educação inovadora: cocriar para transformar a escola” também no Instituto Singularidades. Atualmente é professora do curso de aprimoramento “Educação socioemocional: teoria e prática” no Instituto Sedes Sapientiae. Atuou como especialista de conteúdo do Programa Pleno, que promove a educação socioemocional na rede privada de ensino em mais de 300 escolas brasileiras. É coordenadora do programa de educação socioemocional da Editora Saraiva, direcionado para as escolas da rede pública de ensino. É autora do livro Projetos de vida: construindo o futuro (Editora Ática, 2021) e coautora dos livros Psicologia para pais e educadores: desenvolvimento moral e social (Editora Juruá, 2019) e Estudos sobre a adolescência: vários contentos, vários olhares (Editora Mercado de Letras, 2017), além de diversos materiais didáticos de educação socioemocional para diferentes programas, de materiais de formação de professores, e do material didático do componente curricular de Projeto de vida das Secretarias de Educação de Pernambuco, Alagoas e Espírito Santo, além de ter publicado diversos artigos científicos em revistas de prestígio acadêmico. Atua como consultora e como formadora de professores em diversas secretarias estaduais de educação, em parceria com instituições como a Fundação Telefônica Vivo, Fundação Abrinq, Instituto Península e Nova escola.

Instituto Singularidades | © Todos os Direitos Reservados.