INCLUSÃO ESCOLAR
E DIVERSIDADE
QUESTÕES CONCEITUAIS E INSTRUMENTALIZAÇÃO DE PRÁTICAS
INCLUSÃO ESCOLAR
E DIVERSIDADE
QUESTÕES CONCEITUAIS E INSTRUMENTALIZAÇÃO DE PRÁTICAS
Como nós, educadores, podemos desenvolver ações inclusivas que promovam a valorização da diversidade nas escolas? Este curso visa estabelecer um espaço de discussões críticas acerca de questões conceituais e práticas relacionadas à educação e à educação especial, pautadas nas contribuições de diferentes áreas do conhecimento. Nosso objetivo é instrumentalizar profissionais da educação e áreas afins para o trabalho inclusivo diante da heterogeneidade presente na escola e em instituições de caráter educacional, de modo que os recursos humanos e materiais sejam organizados para superar ou diminuir barreiras de diferentes ordens.
Pretendemos, portanto, formar especialistas que atuem direta ou indiretamente nas escolas e instituições educacionais, capazes de promover ações educativas inclusivas, de pensar em novas formas de gestão das diferenças, de promover práticas inovadoras e criativas que objetivem superar as limitações do meio e atinjam as potencialidades de todos os estudantes.
Como nós, educadores, podemos desenvolver ações inclusivas que promovam a valorização da diversidade nas escolas? Este curso visa estabelecer um espaço de discussões críticas acerca de questões conceituais e práticas relacionadas à educação e à educação especial, pautadas nas contribuições de diferentes áreas do conhecimento. Nosso objetivo é instrumentalizar profissionais da educação e áreas afins para o trabalho inclusivo diante da heterogeneidade presente na escola e em instituições de caráter educacional, de modo que os recursos humanos e materiais sejam organizados para superar ou diminuir barreiras de diferentes ordens.
Pretendemos, portanto, formar especialistas que atuem direta ou indiretamente nas escolas e instituições educacionais, capazes de promover ações educativas inclusivas, de pensar em novas formas de gestão das diferenças, de promover práticas inovadoras e criativas que objetivem superar as limitações do meio e atinjam as potencialidades de todos os estudantes.
Drª Pâmela Tezzel
Natural de Santa Maria (RS), é doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, especialista em Gestão Educacional e Psicopedagogia e graduada em Educação Especial – Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria, curso de expressiva tradição e importância na área. Tem se dedicado, há quase duas décadas, à educação especial tanto como professora, acumulando experiências em diferentes serviços dessa modalidade, quanto como pesquisadora, com ênfase na deficiência intelectual. Atualmente, trabalha com formação de professores para a educação inclusiva, atuando nas redes pública e privada de ensino paulista. Compõe a equipe pedagógica da ONG Turma do Jiló. Avaliadora da Revista Brasileira de Educação Especial e da Revista de Educação Especial da UFSM.
Drª Pâmela Tezzel
Natural de Santa Maria (RS), é doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, especialista em Gestão Educacional e Psicopedagogia e graduada em Educação Especial – Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria, curso de expressiva tradição e importância na área. Tem se dedicado, há quase duas décadas, à educação especial tanto como professora, acumulando experiências em diferentes serviços dessa modalidade, quanto como pesquisadora, com ênfase na deficiência intelectual. Atualmente, trabalha com formação de professores para a educação inclusiva, atuando nas redes pública e privada de ensino paulista. Compõe a equipe pedagógica da ONG Turma do Jiló.
Mª Carolina Videira
Empreendedora Social, presidenta e cofundadora da Turma do Jiló e da Escola de Impacto (organizações de educação inclusiva). Mestra em Neurologia pela Universidade Federal de São Paulo, MBA em Gestão pelo Instituto de Ensino Insper, especialista em Práticas Inclusivas e Gestão das Diferenças pelo Instituto Singularidades, pós-graduada em Neurologia pela Universidade Metodista de São Paulo e membro do Conselho de Direitos Humanos da ONU Brasil.
Mª Carolina Videira
Empreendedora Social, presidenta e cofundadora da Turma do Jiló e da Escola de Impacto (organizações de educação inclusiva). Mestra em Neurologia pela Universidade Federal de São Paulo, MBA em Gestão pelo Instituto de Ensino Insper, especialista em Práticas Inclusivas e Gestão das Diferenças pelo Instituto Singularidades, pós-graduada em Neurologia pela Universidade Metodista de São Paulo e membro do Conselho de Direitos Humanos da ONU Brasil.
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