Preencha o formulário

e assista a seguir:

Assista à aula introdutória do Curso de Extensão Autoinstrucional do Singularidades!


Como adequar as múltiplas funções desempenhadas pelo coordenador pedagógico e garantir a sua principal função: ser um educador?


No desempenho da função de coordenação, são exigidos muitos papéis, que acabam ocupando todo o tempo do profissional com atividades de pouco conteúdo educativo. A dinâmica diária de um gestor numa escola precisa ser, por isso, permanentemente revista e refletida, ou corre o risco de se tornar essencialmente administrativa. A proposta é discutir a adequação das múltiplas funções do coordenador frente a sua tarefa mais importante, que é a de ser um educador.

CONHEÇA O CURSO DE EXTENSÃO AUTOINSTRUCIONAL:

O COORDENADOR PEDAGÓGICO:

DO BOMBEIRO AO FORMADOR

No desempenho da função de coordenação, são exigidos muitos papéis, que acabam ocupando todo o tempo do profissional com atividades de pouco conteúdo educativo. A dinâmica diária de um gestor numa escola precisa ser, por isso, permanentemente revista e repensada, ou corre o risco de se tornar essencialmente administrativa. A proposta é discutir a adequação das múltiplas funções do coordenador frente à sua tarefa mais importante: ser um educador.


SAIBA MAIS SOBRE O CURSO!

MÓDULOS DO CURSO:

Histórico da função do coordenador pedagógico, suas múltiplas identidades e os principais impasses para o exercício de suas funções.

Ressignificando a identidade do coordenador pedagógico, partindo das dimensões de articulador, formador e transformador

 Processos de alfabetização: como a criança se apropria da escrita

Caminhos possíveis para o planejamento de uma rotina de trabalho para melhorar o desempenho do coordenador pedagógico no cotidiano escolar

DOCENTES:

Maria Estela Lacerda Ferreira – Mestranda em Supervisão Pedagógica – Universidade Aberta de Portugal. Certified in PCC – Professional Coach Certification by The International Association of Coaching, IAC and Sociedade Latino-Americana de Coaching, SLAC HEREBY (2015). Especialista em Educação a Distância – Pós-Graduação Lato Sensu (2011). Mediadora do PEI – Programa de Enriquecimento Instrumental / Teoria do Dr. Reuven Forstein (1994). Graduação em Pedagogia pela PUC-SP (1987). Atualmente é professora do Curso de Pedagogia do Instituto Singularidades. Participou como tutora de cursos a distância e como consultora pedagógica na elaboração de cursos técnicos no SENAC/SP. Autora de material sobre Empreendedorismo para alunos do Ensino Básico.

Renata Americano – Mestranda em Educação, Arte, História e Cultura pela Universidade Mackenzie. Pós-graduada em Gestão e Currículo da Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental pelo Instituto Superior de Educação de São Paulo – Singularidades. Pedagoga formada em Supervisão Escolar pela PUC-SP. Membro do Conselho da Outward Bound Brasil. É assessora pedagógica do Núcleo de Projetos Especiais e Centro de Estudos da Escola Viva e da Escola Cores, no Rio de Janeiro. Professora do curso de pós-graduação sobre a abordagem Reggio Emilia e do curso de extensão para Coordenação Pedagógica do Instituto Superior de Educação de São Paulo – Singularidades. Coordena e ministra aulas para diretores, coordenadores e professores em várias cidades do Brasil.

SAIBA MAIS SOBRE O CURSO!
https://loja.isesp.edu.br/

® Instituto Singularidades | Todos os direitos reservados.