CIÊNCIAS HUMANAS NOS ANOS INICIAIS: INVESTIGANDO A HISTÓRIA E A PAISAGEM DA CIDADE A PARTIR DO SEUS CURSOS D'ÁGUA
CIÊNCIAS HUMANAS NOS ANOS INICIAIS: INVESTIGANDO A HISTÓRIA E A PAISAGEM DA CIDADE A PARTIR DO SEUS CURSOS D'ÁGUA
Carga horária: 30h
Data: de 23/03 a 21/05/23
Horário: 19h às 22h (terça-feira) e 8h30 às 12h30 (sábado)
Modalidade: remoto
Público: Coordenadores pedagógicos e professores dos Anos Iniciais de escolas públicas e privadas e demais interessados no tema.
Carga horária: 30h
Data: de 23/03 a 21/05/23
Horário: 19h às 22h (terça-feira) e 8h30 às 12h30 (sábado)
Modalidade: remoto
Público: Coordenadores pedagógicos e professores dos Anos Iniciais de escolas públicas e privadas e demais interessados no tema.
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O curso tem como objetivo abordar os temas dos “rios invisíveis” e das “águas esquecidas” nas cidades brasileiras do século XXI como percurso de investigação das paisagens urbanas e da história das cidades por estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A ideia, com isso, é potencializar, nos cursos de História e Geografia dos Anos Iniciais, a construção das práticas e dos saberes relacionados às formas de pesquisa e conhecimento do lugar em que vivemos a partir do trabalho com os cursos d’água e com os processos de urbanização ocorridos especialmente do século XIX até os dias de hoje.
Assim, pretendemos apresentar um arcabouço conceitual relacionado à hidrografia, à paisagem urbana e à história das cidades e refletir sobre um conjunto de procedimentos e métodos de investigação próprios das Ciências Humanas que possibilitem, aos educadores, diversificarem as suas estratégias e ampliarem o seu repertório na abordagem do assunto.
O curso tem como objetivo abordar os temas dos “rios invisíveis” e das “águas esquecidas” nas cidades brasileiras do século XXI como percurso de investigação das paisagens urbanas e da história das cidades por estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A ideia, com isso, é potencializar, nos cursos de História e Geografia dos Anos Iniciais, a construção das práticas e dos saberes relacionados às formas de pesquisa e conhecimento do lugar em que vivemos a partir do trabalho com os cursos d’água e com os processos de urbanização ocorridos especialmente do século XIX até os dias de hoje.
Assim, pretendemos apresentar um arcabouço conceitual relacionado à hidrografia, à paisagem urbana e à história das cidades e refletir sobre um conjunto de procedimentos e métodos de investigação próprios das Ciências Humanas que possibilitem, aos educadores, diversificarem as suas estratégias e ampliarem o seu repertório na abordagem do assunto.
Objetivos
● Ampliar o conhecimento sobre procedimentos e métodos de investigação das Ciências Humanas;
● Aprofundar o conhecimento sobre a História da urbanização e a História das cidades no Brasil;
● Aprofundar o entendimento dos conceitos de natureza, paisagem, hidrografia, clima e relevo, sabendo mobilizá-los de maneira contextualizada no ensino de Geografia;
● Relacionar os impactos da ação humana na paisagem e a transformação das paisagens ao longo do tempo com a relação que se estabelece com os cursos d’água nas cidades do presente;
● Compreender a importância dos processos socioeconômicos e culturais na produção do espaço das cidades;
● Reconhecer, na história dos rios nas cidades brasileiras, as formas de reprodução das desigualdades socioespaciais na sociedade brasileira;
● Criar projeto de estudo de campo ou saída roteirizada voltada à investigação dos “rios invisíveis” ou das “águas esquecidas” nas paisagens urbanas.
Objetivos
● Ampliar o conhecimento sobre procedimentos e métodos de investigação das Ciências Humanas;
● Aprofundar o conhecimento sobre a História da urbanização e a História das cidades no Brasil;
● Aprofundar o entendimento dos conceitos de natureza, paisagem, hidrografia, clima e relevo, sabendo mobilizá-los de maneira contextualizada no ensino de Geografia;
● Relacionar os impactos da ação humana na paisagem e a transformação das paisagens ao longo do tempo com a relação que se estabelece com os cursos d’água nas cidades do presente;
● Compreender a importância dos processos socioeconômicos e culturais na produção do espaço das cidades;
● Reconhecer, na história dos rios nas cidades brasileiras, as formas de reprodução das desigualdades socioespaciais na sociedade brasileira;
● Criar projeto de estudo de campo ou saída roteirizada voltada à investigação dos “rios invisíveis” ou das “águas esquecidas” nas paisagens urbanas.
DOCENTE RESPONSÁVEL PELO CURSO:
Eduardo Zayat Chammas
Doutorando em História Social na Universidade de São Paulo - USP, onde também obteve o título de Mestre e graduou-se em História (Bacharelado e Licenciatura). É historiador, professor de História e consultor pedagógico para a área de Ciências Humanas na educação básica.
DOCENTE RESPONSÁVEL PELO CURSO:
Eduardo Zayat Chammas
Doutorando em História Social na Universidade de São Paulo - USP, onde também obteve o título de Mestre e graduou-se em História (Bacharelado e Licenciatura). É historiador, professor de História e consultor pedagógico para a área de Ciências Humanas na educação básica.