CIÊNCIAS HUMANAS NOS ANOS INICIAIS: INVESTIGANDO A HISTÓRIA E A PAISAGEM DA CIDADE A PARTIR DO SEUS CURSOS D'ÁGUA

CIÊNCIAS HUMANAS NOS ANOS INICIAIS: INVESTIGANDO A HISTÓRIA E A PAISAGEM DA CIDADE A PARTIR DO SEUS CURSOS D'ÁGUA

Carga horária: 30h

Data: de 23/03 a 21/05/23

Horário: 19h às 22h (terça-feira) e 8h30 às 12h30 (sábado)

Modalidade: remoto

Público: Coordenadores pedagógicos e professores dos Anos Iniciais de escolas públicas e privadas e demais interessados no tema.

Carga horária: 30h

Data: de 23/03 a 21/05/23

Horário: 19h às 22h (terça-feira) e 8h30 às 12h30 (sábado)

Modalidade: remoto

Público: Coordenadores pedagógicos e professores dos Anos Iniciais de escolas públicas e privadas e demais interessados no tema.


PRIMEIRO PASSO

Preencha este formulário


PRIMEIRO PASSO

Preencha este formulário

Ao informar meus dados, estou ciente das diretrizes da Política de Privacidade.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

O curso tem como objetivo abordar os temas dos “rios invisíveis” e das “águas esquecidas” nas cidades brasileiras do século XXI como percurso de investigação das paisagens urbanas e da história das cidades por estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A ideia, com isso, é potencializar, nos cursos de História e Geografia dos Anos Iniciais, a construção das práticas e dos saberes relacionados às formas de pesquisa e conhecimento do lugar em que vivemos a partir do trabalho com os cursos d’água e com os processos de urbanização ocorridos especialmente do século XIX até os dias de hoje.


Assim, pretendemos apresentar um arcabouço conceitual relacionado à hidrografia, à paisagem urbana e à história das cidades e refletir sobre um conjunto de procedimentos e métodos de investigação próprios das Ciências Humanas que possibilitem, aos educadores, diversificarem as suas estratégias e ampliarem o seu repertório na abordagem do assunto.



O curso tem como objetivo abordar os temas dos “rios invisíveis” e das “águas esquecidas” nas cidades brasileiras do século XXI como percurso de investigação das paisagens urbanas e da história das cidades por estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A ideia, com isso, é potencializar, nos cursos de História e Geografia dos Anos Iniciais, a construção das práticas e dos saberes relacionados às formas de pesquisa e conhecimento do lugar em que vivemos a partir do trabalho com os cursos d’água e com os processos de urbanização ocorridos especialmente do século XIX até os dias de hoje.


Assim, pretendemos apresentar um arcabouço conceitual relacionado à hidrografia, à paisagem urbana e à história das cidades e refletir sobre um conjunto de procedimentos e métodos de investigação próprios das Ciências Humanas que possibilitem, aos educadores, diversificarem as suas estratégias e ampliarem o seu repertório na abordagem do assunto.


Objetivos


● Ampliar o conhecimento sobre procedimentos e métodos de investigação das Ciências Humanas;

● Aprofundar o conhecimento sobre a História da urbanização e a História das cidades no Brasil;

● Aprofundar o entendimento dos conceitos de natureza, paisagem, hidrografia, clima e relevo, sabendo mobilizá-los de maneira contextualizada no ensino de Geografia;

● Relacionar os impactos da ação humana na paisagem e a transformação das paisagens ao longo do tempo com a relação que se estabelece com os cursos d’água nas cidades do presente;

● Compreender a importância dos processos socioeconômicos e culturais na produção do espaço das cidades;

● Reconhecer, na história dos rios nas cidades brasileiras, as formas de reprodução das desigualdades socioespaciais na sociedade brasileira;

● Criar projeto de estudo de campo ou saída roteirizada voltada à investigação dos “rios invisíveis” ou das “águas esquecidas” nas paisagens urbanas.

Objetivos


● Ampliar o conhecimento sobre procedimentos e métodos de investigação das Ciências Humanas;

● Aprofundar o conhecimento sobre a História da urbanização e a História das cidades no Brasil;

● Aprofundar o entendimento dos conceitos de natureza, paisagem, hidrografia, clima e relevo, sabendo mobilizá-los de maneira contextualizada no ensino de Geografia;

● Relacionar os impactos da ação humana na paisagem e a transformação das paisagens ao longo do tempo com a relação que se estabelece com os cursos d’água nas cidades do presente;

● Compreender a importância dos processos socioeconômicos e culturais na produção do espaço das cidades;

● Reconhecer, na história dos rios nas cidades brasileiras, as formas de reprodução das desigualdades socioespaciais na sociedade brasileira;

● Criar projeto de estudo de campo ou saída roteirizada voltada à investigação dos “rios invisíveis” ou das “águas esquecidas” nas paisagens urbanas.

DOCENTE RESPONSÁVEL PELO CURSO:


Eduardo Zayat Chammas

Doutorando em História Social na Universidade de São Paulo - USP, onde também obteve o título de Mestre e graduou-se em História (Bacharelado e Licenciatura). É historiador, professor de História e consultor pedagógico para a área de Ciências Humanas na educação básica. 


DOCENTE RESPONSÁVEL PELO CURSO:


Eduardo Zayat Chammas

Doutorando em História Social na Universidade de São Paulo - USP, onde também obteve o título de Mestre e graduou-se em História (Bacharelado e Licenciatura). É historiador, professor de História e consultor pedagógico para a área de Ciências Humanas na educação básica.