CUIDAR E EDUCAR NA PRIMEIRA INFÂNCIA: FORMAÇÃO DE CUIDADORES E BABÁS

CUIDAR E EDUCAR NA PRIMEIRA INFÂNCIA: FORMAÇÃO DE CUIDADORES E BABÁS

Carga horária: 42h

Data: de 27/02 a 04/06/23

Horário: das 19h30 às 21h30 (Terça-feira)

e das 09h às 13h (3 sábados)

Modalidade: presencial

Público: Babás e cuidadores de crianças em espaços educacionais estruturados ou não estruturados – com ou sem graduação, com ou sem experiência. 

Carga horária: 42h

Data: de 27/02 a 04/06/23

Horário: das 19h30 às 21h30 (Terça-feira)

e das 09h às 13h (3 sábados)

Modalidade: presencial

Público: Babás e cuidadores de crianças em espaços educacionais estruturados ou não estruturados – com ou sem graduação, com ou sem experiência. 


PRIMEIRO PASSO

Preencha este formulário


PRIMEIRO PASSO

Preencha este formulário

Ao informar meus dados, estou ciente das diretrizes da Política de Privacidade.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Na nossa sociedade brasileira o lugar de trabalho de babás e cuidadores de crianças sempre esteve presente; seja pela necessidade das famílias de apoio no cuidado às crianças, seja por parte do cuidador que encontra neste campo a possibilidade de atuar e trabalhar. Muitos cuidadores atuam com as crianças a partir de suas experiências pessoais, necessitando de acolhimento e apoio para lidar com questões formativas das crianças, em um mundo cada vez mais complexo. 


Neste sentido, o Curso de babás e cuidadores de crianças tem como intenção trazer referências formativas para os (as) cuidadores, considerando a trajetória e experiência de cada um (uma) nessa posição, pois todos (as) também detêm muitos saberes construídos na sua prática. 

Na nossa sociedade brasileira o lugar de trabalho de babás e cuidadores de crianças sempre esteve presente; seja pela necessidade das famílias de apoio no cuidado às crianças, seja por parte do cuidador que encontra neste campo a possibilidade de atuar e trabalhar. Muitos cuidadores atuam com as crianças a partir de suas experiências pessoais, necessitando de acolhimento e apoio para lidar com questões formativas das crianças, em um mundo cada vez mais complexo. 


Neste sentido, o Curso de babás e cuidadores de crianças tem como intenção trazer referências formativas para os (as) cuidadores, considerando a trajetória e experiência de cada um (uma) nessa posição, pois todos (as) também detêm muitos saberes construídos na sua prática. 

O Curso acontecerá em 4 módulos, sendo que cada um será composto por aulas teóricas, práticas e vivenciais. Uma vez por semana (2hs) os conteúdos serão abordados em aulas expositivas e subgrupos de conversas, geradores de produções e sínteses relacionadas aos temas; e um final de semana por mês (4hs) acontecerão oficinas (3), práticas com sínteses registradas sobre o vivido. As sínteses serão instrumentos avaliativos que indicarão o percurso do curso a ser formado e revisto, assim como parte de constatação do aproveitamento dos alunos. Nas oficinas, as práticas de cuidado, o corpo, a linguagem, as artes e as brincadeiras serão focados para a assimilação do repertório oferecido. 

O Curso acontecerá em 4 módulos, sendo que cada um será composto por aulas teóricas, práticas e vivenciais. Uma vez por semana (2hs) os conteúdos serão abordados em aulas expositivas e subgrupos de conversas, geradores de produções e sínteses relacionadas aos temas; e um final de semana por mês (4hs) acontecerão oficinas (3), práticas com sínteses registradas sobre o vivido. As sínteses serão instrumentos avaliativos que indicarão o percurso do curso a ser formado e revisto, assim como parte de constatação do aproveitamento dos alunos. Nas oficinas, as práticas de cuidado, o corpo, a linguagem, as artes e as brincadeiras serão focados para a assimilação do repertório oferecido. 

DOCENTE RESPONSÁVEL PELO CURSO:


Claudia Regina Passos 

Psicopedagoga, massoterapeuta, educadora somática do movimento com especialização em coordenação motora. Especialista em estimulação precoce pela psicanálise. Atua na área clínica e institucional desde 1987, integrando o desenvolvimento humano, a terapêutica do toque e seus aspectos psicomotores. 

Atualmente coordena a Escola de educação Infantil “O Recreio” e atende bebês, crianças e adultos no consultório através da massoterapia, psicopedagogia e estimulação precoce. Assessora instituições ligadas à criança e orienta famílias. 


DOCENTE RESPONSÁVEL PELO CURSO:


Claudia Regina Passos 

Psicopedagoga, massoterapeuta, educadora somática do movimento com especialização em coordenação motora. Especialista em estimulação precoce pela psicanálise. Atua na área clínica e institucional desde 1987, integrando o desenvolvimento humano, a terapêutica do toque e seus aspectos psicomotores. 

Atualmente coordena a Escola de educação Infantil “O Recreio” e atende bebês, crianças e adultos no consultório através da massoterapia, psicopedagogia e estimulação precoce. Assessora instituições ligadas à criança e orienta famílias.