CUIDAR E EDUCAR NA PRIMEIRA INFÂNCIA: FORMAÇÃO DE CUIDADORES E BABÁS
CUIDAR E EDUCAR NA PRIMEIRA INFÂNCIA: FORMAÇÃO DE CUIDADORES E BABÁS
Carga horária: 42h
Data: de 27/02 a 04/06/23
Horário: das 19h30 às 21h30 (Terça-feira)
e das 09h às 13h (3 sábados)
Modalidade: presencial
Público: Babás e cuidadores de crianças em espaços educacionais estruturados ou não estruturados – com ou sem graduação, com ou sem experiência.
Carga horária: 42h
Data: de 27/02 a 04/06/23
Horário: das 19h30 às 21h30 (Terça-feira)
e das 09h às 13h (3 sábados)
Modalidade: presencial
Público: Babás e cuidadores de crianças em espaços educacionais estruturados ou não estruturados – com ou sem graduação, com ou sem experiência.
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
Na nossa sociedade brasileira o lugar de trabalho de babás e cuidadores de crianças sempre esteve presente; seja pela necessidade das famílias de apoio no cuidado às crianças, seja por parte do cuidador que encontra neste campo a possibilidade de atuar e trabalhar. Muitos cuidadores atuam com as crianças a partir de suas experiências pessoais, necessitando de acolhimento e apoio para lidar com questões formativas das crianças, em um mundo cada vez mais complexo.
Neste sentido, o Curso de babás e cuidadores de crianças tem como intenção trazer referências formativas para os (as) cuidadores, considerando a trajetória e experiência de cada um (uma) nessa posição, pois todos (as) também detêm muitos saberes construídos na sua prática.
Na nossa sociedade brasileira o lugar de trabalho de babás e cuidadores de crianças sempre esteve presente; seja pela necessidade das famílias de apoio no cuidado às crianças, seja por parte do cuidador que encontra neste campo a possibilidade de atuar e trabalhar. Muitos cuidadores atuam com as crianças a partir de suas experiências pessoais, necessitando de acolhimento e apoio para lidar com questões formativas das crianças, em um mundo cada vez mais complexo.
Neste sentido, o Curso de babás e cuidadores de crianças tem como intenção trazer referências formativas para os (as) cuidadores, considerando a trajetória e experiência de cada um (uma) nessa posição, pois todos (as) também detêm muitos saberes construídos na sua prática.
O Curso acontecerá em 4 módulos, sendo que cada um será composto por aulas teóricas, práticas e vivenciais. Uma vez por semana (2hs) os conteúdos serão abordados em aulas expositivas e subgrupos de conversas, geradores de produções e sínteses relacionadas aos temas; e um final de semana por mês (4hs) acontecerão oficinas (3), práticas com sínteses registradas sobre o vivido. As sínteses serão instrumentos avaliativos que indicarão o percurso do curso a ser formado e revisto, assim como parte de constatação do aproveitamento dos alunos. Nas oficinas, as práticas de cuidado, o corpo, a linguagem, as artes e as brincadeiras serão focados para a assimilação do repertório oferecido.
O Curso acontecerá em 4 módulos, sendo que cada um será composto por aulas teóricas, práticas e vivenciais. Uma vez por semana (2hs) os conteúdos serão abordados em aulas expositivas e subgrupos de conversas, geradores de produções e sínteses relacionadas aos temas; e um final de semana por mês (4hs) acontecerão oficinas (3), práticas com sínteses registradas sobre o vivido. As sínteses serão instrumentos avaliativos que indicarão o percurso do curso a ser formado e revisto, assim como parte de constatação do aproveitamento dos alunos. Nas oficinas, as práticas de cuidado, o corpo, a linguagem, as artes e as brincadeiras serão focados para a assimilação do repertório oferecido.
DOCENTE RESPONSÁVEL PELO CURSO:
Claudia Regina Passos
Psicopedagoga, massoterapeuta, educadora somática do movimento com especialização em coordenação motora. Especialista em estimulação precoce pela psicanálise. Atua na área clínica e institucional desde 1987, integrando o desenvolvimento humano, a terapêutica do toque e seus aspectos psicomotores.
Atualmente coordena a Escola de educação Infantil “O Recreio” e atende bebês, crianças e adultos no consultório através da massoterapia, psicopedagogia e estimulação precoce. Assessora instituições ligadas à criança e orienta famílias.
DOCENTE RESPONSÁVEL PELO CURSO:
Claudia Regina Passos
Psicopedagoga, massoterapeuta, educadora somática do movimento com especialização em coordenação motora. Especialista em estimulação precoce pela psicanálise. Atua na área clínica e institucional desde 1987, integrando o desenvolvimento humano, a terapêutica do toque e seus aspectos psicomotores.
Atualmente coordena a Escola de educação Infantil “O Recreio” e atende bebês, crianças e adultos no consultório através da massoterapia, psicopedagogia e estimulação precoce. Assessora instituições ligadas à criança e orienta famílias.