FUNDAMENTOS E PRÁTICAS DO ENSINO DE INGLÊS NA CONTEMPORANEIDADE

Horário: 19h00 às 21h30

Modalidade: remoto

Dia da semana: segunda-feira

Público: professores de língua inglesa do ensino regular em contextos públicos e privados e coordenadores da área

Carga horária: 45h

Data: de 11/02 a 17/06/23

Horário: 19h00 às 21h30

Modalidade: remoto

Dia da semana: segunda-feira

PRIMEIRO PASSO

Preencha este formulário

PRIMEIRO PASSO

Preencha este formulário

Ao informar meus dados, estou ciente das diretrizes da Política de Privacidade.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Com o intuito de transformar pensamentos e práticas de sala de aula no ensino de inglês, esse curso convida os docentes a refletirem sobre suas práticas e quais concepções de língua(gem), ensino de línguas e currículo possuem. A partir de trocas e encontros embasados conceitualmente, a proposta trará aos professores estratégias e instrumentos para que consigam, de maneira imediata, implementar mudanças na sala de aula.

O curso pretende ainda oferecer um espaço de estudo, reflexão e aprofundamento sobre os conceitos-chave que devem sustentar todas as escolhas didáticas em sala assim como enfatizar instrumentos avaliativos adequados para oferecer o acompanhamento que os estudantes necessitam visando o alcance de objetivos importantes principalmente dentro do campo

oral e leitura

oral e leitura

(Re) conhecer as teorias que embasam o ensino de inglês contemporâneo;

● Refletir e descrever as características de um ensino de inglês mais adequado às demandas atuais;

● Elaborar planejamentos eficazes e que atendam às necessidades de desenvolvimento de diferentes faixas etárias e contextos;

● Discutir as implicações de um trabalho focado no desenvolvimento de habilidades e competências;

● Planejar propostas que atendam a um ensino de inglês contextualizado, afetivo e que prepare os alunos para usar a língua em situações reais de comunicação;

● Utilizar diferentes instrumentos avaliativos formativos;

● Desenvolver propostas que tenham como foco o desenvolvimento da cognição;

● Gerir os resultados dos alunos com a finalidade de promover um avanço contínuo e significativo em seu repertório linguístico.

(Re) conhecer as teorias que embasam o ensino de inglês contemporâneo;

● Utilizar diferentes instrumentos avaliativos formativos;

● Desenvolver propostas que tenham como foco o desenvolvimento da cognição;

DOCENTES RESPONSÁVEIS PELO CURSO:

Amanda Fonseca

Educadora por uma escolha de alma, Amanda se capacitou tecnicamente pelas Universidades de Cambridge, Londres e Salamanca. De volta ao Brasil, assumiu posições estratégicas na gestão de importantes escolas do interior de São Paulo por mais de 18 anos. Depois de três anos no México, onde atuou como como diretora acadêmica bilíngue no Colegio Sara Alarcón, atualmente, ela é consultora acadêmica, assessora pedagógica para escolas do Brasil e América Latina por meio da Expandir Consultoria em Educação e coordenadora pedagógica. Co-autora do livro Alfabetização Bilíngue da Editora BOC, Amanda é pós graduada em Psicopedagogia, tem formação em Letras e Ciências Sociais e também possui um MBA em Gestão de Pessoas.

DOCENTES RESPONSÁVEIS PELO CURSO:

Amanda Fonseca

Kátia Castro

Apaixonada pela Educadora Bilíngue, Kátia dedicou seus estudos e pesquisas metodologias de ensino para segunda língua e ensino bilíngue. Ajudou a expandir o currículo bilíngue no Colégio ECCOS, referência em ensino bilíngue na Educação Infantil e Ensino Fundamental. Elaborou e ainda acompanha o projeto ECCOS Ted Club para os alunos do 9° ano. Participou, como palestrante, em diversos eventos acadêmicos, como Braz-Tesol. Co-autora do livro Alfabetização Bilíngue, Editora BOC. Formada em Letras. Pós-graduada em Língua Inglesa pela Uiversidade Metodista de São Paulo. Pós-graduada em Metodologias e Práticas para Ensino Bi/Multilíngue pelo Instituto Singularidades. Atuou como professora de Inglês para crianças, jovens e adultos em Institutos de Idiomas, no Ensino Fundamental, Médio e Ensino Superior. Foi autora de material didático de Inglês no Sistema Piaget, há 8 anos trabalha como coordenadora de Educação Bilíngue. Áreas de interesse: Metodologias Ativas, Ensino para Compreensão, Instrução diferenciada e Avaliação.

Kátia Castro