LITERATURA INFANTIL E JUVENIL NO CONTEXTO ESCOLAR: DA ALFABETIZAÇÃO AOS LETRAMENTOS MULTIMODAIS

Carga horária: 34h

Data: de 24/02 a 22/06/23

Horário: 19h00 às 22h (quartas) e das 8h30 às 12h30 (sábados)

Modalidade: híbrido

Público: professores dos anos iniciais do ensino fundamental, professores de linguagens dos anos finais ou ensino médio, coordenadores pedagógicos, demais interessados no tema.

Carga horária: 34h

Data: de 24/02 a 22/06/23

Horário: 19h00 às 22h (quartas) e das 8h30 às 12h30 (sábados)

Modalidade: híbrido

PRIMEIRO PASSO

Preencha este formulário

PRIMEIRO PASSO

Preencha este formulário

Ao informar meus dados, estou ciente das diretrizes da Política de Privacidade.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Nova a leitura profunda, a compreensão para além da decodificação. O objetivo do curso de extensão "Literatura infantil e juvenil no contexto escolar: da alfabetização aos letramentos multimodais" é explorar os conceitos de alfabetização, de letramento e de multimodalidade e a forma como os conceitos embasam os fazeres pedagógicos nas proposições da leitura literária em sala de aula para a formação do/a leitor/a de mundo.

Trata-se de um curso teórico-prático em que priorizaremos a leitura literária não como uma atividade unicamente escolar, mas como uma exploração dos livros como manifestações artísticas, repletos de possibilidade para desvelamento de realidades.

Promoveremos, durante o curso, momentos de atividades teóricas, para a discussão de conceitos que embasam as práticas, a partir de leituras cuidadosamente selecionadas; e momentos de atividades práticas, para o desenvolvimento dos conceitos de imersão artístico-literária, de vivências literárias e de conversas literáriasApresentaremos o papel da emoção na formação de memórias e a relação entre sono, memória e aprendizagem e fomentaremos a discussão acerca da qualidade do sono e suas implicações na aprendizagem.

Objetivos

● Ampliar o repertório conceitual e prático do grupo acerca da relação entre letramento e alfabetização

● Discutir como os conceitos de letramento, alfabetização e multimodalidade embasam os fazeres pedagógicos nas

proposições de leitura literária na escola e para além dela

● Ampliar o repertório de leituras literárias infantis e infanto-juvenis

● Refletir sobre o papel da literatura enquanto arte e mecanismo de exploração da realidade

● Discutir estratégias de mediação de leitura com os públicos infantil e infanto-juvenil

Objetivos

proposições de leitura literária na escola e para além dela

● Ampliar o repertório de leituras literárias infantis e infanto-juvenis

DOCENTE RESPONSÁVEL PELO CURSO:

Vivian Maria Marcondes

É Doutoranda no programa de Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC-SP); Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC-SP); pós-graduada em Fundamentos do Ensino da Matemática (Mathema); pós-graduada em Psicopedagogia (Universidade Metodista); graduada em

Pedagogia. Desenvolve pesquisas sobre Literatura Infantil e a formação de leitores. Atua há 27 anos como professora, em escolas da rede particular e pública do Estado de São Paulo. É formadora de professores em cursos de extensão universitária na COGEAE / PUC e no Instituto Singularidades; e em assessorias, cursos diversos e palestras, com enfoque especial em: letramento literário; literatura infantil; desenvolvimento da competência leitora; formação do produtor textual na esfera escolar.

DOCENTE RESPONSÁVEL PELO CURSO:

Vivian Maria Marcondes