PÓS GRADUAÇÃO

Metodologias Ativas

PARA UMA EDUCAÇÃO INOVADORA

Registre o seu interesse pelo curso!

Ao informar meus dados, estou ciente das diretrizes da Política de Privacidade.

O curso Metodologias ativas para uma educação inovadora ocorre em duas modalidades:

Modalidade Híbrida: para você que é de São Paulo e pode alternar entre momentos remotos/síncronos e momentos presenciais no nosso campus, assim que autorizados legalmente.

Modalidade Remota: para você que é de outros estados e cidades e gostaria de aproveitar toda a qualidade de um curso presencial, ofertado de forma remota, com momentos síncronos e assíncronos e na mesma turma que os participantes da Modalidade Híbrida.

O curso oferece condições aos participantes para colocar em prática um modelo que ainda será comum nas instituições de Educação Básica, vivenciando, na prática, a interação entre participantes que interagem em diferentes modalidades sem perder a qualidade inigualável de nosso curso.

PÚBLICO-ALVO

Profissionais da Educação Básica (professores, diretores, coordenadores, orientadores educacionais), do Ensino Superior e do Terceiro Setor, além daqueles que tenham interesse em discutir sobre inovação em sala de aula, especificamente a partir da implementação de propostas envolvendo as metodologias ativas.

DIFERENCIAIS

O curso considera um percurso metodológico que valoriza a Homologia de Processos, em que na e pela prática são construídos, coletivamente, conhecimentos apoiados na interação e na formação de uma rede entre educadores, com o intuito de inovar em suas salas de aula. Para isso, serão explorados os seguintes módulos:

1.Metodologias ativas e inovação na educação: novas literacias digitais

2.Ensino Híbrido e educação na cultura digital

3.Ética e cidadania na sala de aula conectada

4.Aprendizagem visível: refletindo sobre a avaliação em diferentes contextos

5.Gestão para uma educação inovadora

6.Metodologia científica em um contexto inovador

7.Aprendizagem Baseada em Jogos e Gamificação

8.Linguagem e educomunicação: espaços dialógicos e multimodalidades

9.Aprendizagem Baseada em Projetos: investigação e interdisciplinaridade

10.STEAM em sala de aula

11.Metodologias ativas: ressignificando práticas na construção de currículos que contemplam as habilidades socioemocionais

Além desses módulos, os seminários integradores acontecem semestralmente, estabelecendo possibilidades de criação e cocriação de novas experiências, apoiados no Design Thinking e em propostas que valorizam a criatividade, o pensamento crítico, a comunicação.

O Trabalho de Conclusão de Curso enfatiza a construção de produtos que façam sentido aos participantes e a disseminação dos conhecimentos construídos envolve toda a comunidade interna e externa do Instituto Singularidades.

SAIBA MAIS SOBRE O CURSO

COORDENAÇÃO

Lilian Bacich

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Educação: Psicologia da educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Bióloga e Pedagoga. Co-organizadora dos livros: Ensino Híbrido, Personalização e Tecnologia na Educação e Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora. Atua junto a institutos e fundações em projetos voltados à implementação da BNCC, colaborou na produção do Guia de Implementação de Itinerários Formativos do Ensino Médio, disponível no site do MEC.

® Instituto Singularidades | Todos os direitos reservados.