DIDÁTICA DA MATEMÁTICA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

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Duração: 4 semestres
Carga horária: 396 horas
Modalidade: híbrido
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No final do século XIX já surge a necessidade de formar professores mais qualificados para atuar em Escolas e Universidades. Embora possamos apontar grupos de pesquisa já nesta época, é após a Segunda Guerra Mundial ( 1939-1954) que a Educação Matemática ganha força. Logo, não é recente o estudo de processos de aprendizagem e estratégias que contribuam com Educação nesta área.


Avaliações nacionais e internacionais indicam o quanto, ainda hoje, precisamos aprimorar o Ensino de Matemática no Brasil. Para este aprimoramento, é preciso que alguns estereótipos sejam superados, como a ideia de que Matemática ser considerada sinônimo de cálculo ou de que esta área é destinada aos que “nasceram para exatas”.

No final do século XIX já surge a necessidade de formar professores mais qualificados para atuar em Escolas e Universidades. Embora possamos apontar grupos de pesquisa já nesta época, é após a Segunda Guerra Mundial ( 1939-1954) que a Educação Matemática ganha força. Logo, não é recente o estudo de processos de aprendizagem e estratégias que contribuam com Educação nesta área.


Avaliações nacionais e internacionais indicam o quanto, ainda hoje, precisamos aprimorar o Ensino de Matemática no Brasil. Para este aprimoramento, é preciso que alguns estereótipos sejam superados, como a ideia de que Matemática ser considerada sinônimo de cálculo ou de que esta área é destinada aos que “nasceram para exatas”.

A OCDE, em seu projeto “O Futuro da Educação e das Competências: Educação 2030”, concentra o currículo do futuro na Matemática, destacando competências como pensamento crítico, criatividade, investigação e pesquisa, utilização de informação, reflexão, comunicação, entre outras.


Desta forma, o curso Didática da Matemática para os anos iniciais do Ensino Fundamental, visa tanto desenvolver os diversos campos da Matemática — números, álgebra, geometria, grandezas e medidas, probabilidade e estatística —, quanto trazer aspectos educacionais relevantes e atuais.


A proposta é que o curso conte com variedade de estratégias metodológicas e recursos, que, sustentados pela fundamentação teórica, posssibilite a experimentação e homologia de processos.


Espera-se, com este curso, preencher uma lacuna de discutir e potencializar o ensino da Matemática nos anos iniciais, o que tem sido pouco encontrado em cursos de pedagogia e em cursos de formação continuada de forma geral.

A OCDE, em seu projeto “O Futuro da Educação e das Competências: Educação 2030”, concentra o currículo do futuro na Matemática, destacando competências como pensamento crítico, criatividade, investigação e pesquisa, utilização de informação, reflexão, comunicação, entre outras.


Desta forma, o curso Didática da Matemática para os anos iniciais do Ensino Fundamental, visa tanto desenvolver os diversos campos da Matemática — números, álgebra, geometria, grandezas e medidas, probabilidade e estatística —, quanto trazer aspectos educacionais relevantes e atuais.


A proposta é que o curso conte com variedade de estratégias metodológicas e recursos, que, sustentados pela fundamentação teórica, posssibilite a experimentação e homologia de processos.


Espera-se, com este curso, preencher uma lacuna de discutir e potencializar o ensino da Matemática nos anos iniciais, o que tem sido pouco encontrado em cursos de pedagogia e em cursos de formação continuada de forma geral.

COORDENAÇÃO DO CURSO


Drª Sonia Maria Pereira Vidigal

Mestre e Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (FE-USP), com estágio na Universidade de Harvard. Licenciada em Pedagogia e em Matemática. Especialista em relações interpessoais e desenvolvimento moral pela Universidade de Franca. Especialista em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/SP). Foi professora e coordenadora na Educação Básica, com experiência na Educação

COORDENAÇÃO DO CURSO


Drª Sonia Maria Pereira Vidigal

Mestre e Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (FE-USP), com estágio na Universidade de Harvard. Licenciada em Pedagogia e em Matemática. Especialista em relações interpessoais e desenvolvimento moral pela Universidade de Franca. Especialista em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/SP). Foi professora e coordenadora na Educação Básica, com experiência na Educação

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