METODOLOGIAS ATIVAS PARA UMA EDUCAÇÃO INOVADORA

Carga-horária: 382 horas
Modalidade: Híbrido

Se interessou?

Preencha os seus dados abaixo e nossa equipe de relacionamento entrará em contato com você!

Se interessou?

Preencha seus dados abaixo que nossa equipe de relacionamento entrará em contato com você!

Ao informar meus dados, estou ciente das diretrizes da Política de Privacidade.

O estudo sobre a inserção de metodologias ativas na educação, sobretudo por meio do uso das tecnologias digitais no processo ensino-aprendizagem, não é recente na educação. Desde o final do século passado, com a introdução do uso dos computadores na escola, diversas pesquisas têm sido realizadas com o objetivo de identificar estratégias e consequências dessa utilização. O envolvimento das instituições de ensino, professores e demais profissionais da educação nesse processo de implementação das tecnologias digitais é considerado um desafio e discussões sobre o tema são recorrentes em diferentes instâncias. Assim, a relação entre as metodologias ativas, incorporadas pelo uso de tecnologias digitais, e seu processo de implementação nas instituições de ensino são os temas abordados nesta publicação.

As pesquisas atuais nas áreas da Educação comprovam que o processo de aprendizagem é único e diferente para cada ser humano, e que cada um aprende o que é mais relevante e que faz sentido para ele, o que gera conexões cognitivas e emocionais. Metodologias ativas englobam uma concepção do processo ensino-aprendizagem que considera a participação efetiva dos estudantes na construção do processo de aprendizagem, valorizando as diferentes formas que os estudantes podem ser envolvidos nesse processo, para que aprendam melhor, em seu próprio ritmo, tempo e estilo de aprendizagem.

COORDENAÇÃO DO CURSO

Drª Lilian Bacich

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (USP), Mestre em Educação: Psicologia da Educação (PUC/SP), Bióloga (Mackenzie) e Pedagoga (USP). Com ampla experiência na área de Educação, atuou por mais de 28 anos na Educação Básica (professora e coordenadora). Atuou como docente na graduação, em disciplinas relacionadas à didática, tecnologias digitais, entre outras. Coordena curso pós-graduação lato-senso no Instituto Singularidades/SP. Organizadora dos livros: Psicopedagogia: teorias da aprendizagem; Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação; Metodologias ativas para uma educação inovadora e STEAM em sala de aula. Co-fundadora da Tríade educacional, tem experiência na formação de professores, envolvendo a formação presencial, online e híbrida por meio de palestras, oficinas e cursos, bem como a produção de materiais didáticos e instrucionais voltados à formação docente nos diferentes segmentos, da educação básica ao ensino superior, e nos diferentes componentes curriculares. Apoia institutos e fundações, em ações de gestão de projetos voltados à Metodologias Ativas, STEAM, Ensino Híbrido, bem como demais ações com foco na formação de educadores.

COORDENAÇÃO DO CURSO

Drª Lilian Bacich

ME INSCREVER NA PÓS
AGENDE UMA VISITA

Instituto Singularidades | © Todos os Direitos Reservados.