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O investimento em projetos educativos, políticas, propostas e espaços voltados à educação de crianças entre 0 e 6 anos tem se mostrado bastante robusto nos últimos anos no Brasil. O atendimento educacional desta faixa etária se afirma na Constituição de 1988, e de lá para cá, muitos movimentos têm sido feitos, na direção de se estabelecer parâmetros de qualidade para este atendimento, considerando a diversidade social e cultural das diversas regiões de um país com vasto território.
As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, a partir de inúmeras revisões a respeito de concepções de educação de crianças em espaços coletivos, busca oferecer, como o próprio nome diz, diretrizes para o atendimento da primeira infância, garantindo um processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, que contemple as especificidades da faixa etária, evitando assim, a recorrente “antecipação” escolar, relacionada ao ensino Fundamental.
Reggio Emilia, cidade do nordeste Italiano, após o fim da Segunda Guerra Mundial, em seu processo de reconstrução, priorizou a estruturação de um sistema de atendimento às crianças na primeira infância, estabelecendo um projeto de educação infantil que hoje é reconhecido como o melhor do mundo.
Um projeto que se sustenta na triangulação pais, professores e crianças, atravessa mais de 70 anos tratando educação como um projeto de vida, que envolve a comunidade, que co-responsabiliza cidadãos e autoridades em suas decisões e definições estruturais.
Uma proposta educativa que coloca a criança como ser competente, capaz e ávido por aprender, que necessita e tem direito a profissionais competentes e capazes de reconhecer sua extraordinária possibilidade de construir conhecimento a partir de suas experiências. Um adulto capaz de dar visibilidade e mostrar ao mundo as inúmeras conexões que a criança realiza quando se relaciona com tudo que está à sua volta.
O curso pretende oferecer um espaço de estudo, reflexão e aprofundamento sobre os conceitos que sustentam o projeto educativo de Reggio Emilia, enfatizando os pilares de sustentação, a metodologia de trabalho, os conceitos de documentação e avaliação, bem como o conceito de participação, que caracteriza sua gestão democrática; estabelecendo relações com a realidade brasileira, oferecendo subsídios para transformações que elevem cada vez mais a qualidade da educação oferecida às crianças no Brasil.
O curso apresenta a proposta educativa de Reggio Emilia e tem por objetivo formar profissionais gabaritados a operar e disseminar os conceitos que a sustentam, desenvolvendo um panorama pedagógico amplo e especializado relativo a uma Proposta Pedagógica de Orientação Construtivista na educação infantil. Dando condições de:
Direto - diretores, coordenadores, professores, educadores, arte-educadores, profissionais das áreas de saúde e nutrição, gestores sociais, líderes comunitários, secretários, consultores, profissionais graduados ou pós-graduados que tenham ligação direta ou indireta com educação infantil. Lideranças, mobilizadores, educadores, antropólogos, psicólogos, especialistas nas áreas de infância, profissionais que atuam em secretarias, fundações, ONG’s, comunidades, creches, escolas e centros de formação formais e não formais. Docentes, pesquisadores e potenciais multiplicadores.
Indireto - Municípios, ONG's, Fundações, governos que queiram formular políticas locais inter setoriais, educadores, promotores de programas educacionais voltados para crianças entre zero e seis anos.
Danielle Wolff
É psicóloga de formação, especialista em Educação Infantil pela USP. É mestre em Coordenação Pedagógica para Instituições de Educação Infantil pela Universidade de Modena e Reggio Emillia. Danielle é fundadora do CEDUC, empresa especializada em gestão de creches coorporativas que administra as creches da Natura. Profunda admiradora do projeto educativo desenvolvido em Reggio Emilia. Mudou-se para lá nos anos de 2007 e 2008 para cursar o Master Internacional, desenvolvido por Reggio Children em parceria com a Universidade de Módena.
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