Pós-graduação Lato Sensu em Abordagem Reggio Emilia

Duração: 4 semestres
Carga horária: 360 horas

Se interessou?

Preencha seus dados abaixo que nossa equipe de relacionamento entrará em contato com você!

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

APRESENTAÇÃO DO CURSO:


O investimento em projetos educativos, políticas, propostas e espaços voltados à educação de crianças entre 0 e 6 anos tem se mostrado bastante robusto nos últimos anos no Brasil. O atendimento educacional desta faixa etária se afirma na Constituição de 1988, e de lá para cá, muitos movimentos têm sido feitos, na direção de se estabelecer parâmetros de qualidade para este atendimento, considerando a diversidade social e cultural das diversas regiões de um país com vasto território.


As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, a partir de inúmeras revisões a respeito de concepções de educação de crianças em espaços coletivos, busca oferecer, como o próprio nome diz, diretrizes para o atendimento da primeira infância, garantindo um processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, que contemple as especificidades da faixa etária, evitando assim, a recorrente “antecipação” escolar, relacionada ao ensino Fundamental.

Reggio Emilia, cidade do nordeste Italiano, após o fim da Segunda Guerra Mundial, em seu processo de reconstrução, priorizou a estruturação de um sistema de atendimento às crianças na primeira infância, estabelecendo um projeto de educação infantil que hoje é reconhecido como o melhor do mundo.


Um projeto que se sustenta na triangulação pais, professores e crianças, atravessa mais de 70 anos tratando educação como um projeto de vida, que envolve a comunidade, que co-responsabiliza cidadãos e autoridades em suas decisões e definições estruturais.


Uma proposta educativa que coloca a criança como ser competente, capaz e ávido por aprender, que necessita e tem direito a profissionais competentes e capazes de reconhecer sua extraordinária possibilidade de construir conhecimento a partir de suas experiências. Um adulto capaz de dar visibilidade e mostrar ao mundo as inúmeras conexões que a criança realiza quando se relaciona com tudo que está à sua volta.


O curso pretende oferecer um espaço de estudo, reflexão e aprofundamento sobre os conceitos que sustentam o projeto educativo de Reggio Emilia, enfatizando os pilares de sustentação, a metodologia de trabalho, os conceitos de documentação e avaliação, bem como o conceito de participação, que caracteriza sua gestão democrática; estabelecendo relações com a realidade brasileira, oferecendo subsídios para transformações que elevem cada vez mais a qualidade da educação oferecida às crianças no Brasil.

DIFERENCIAIS:


O curso apresenta a proposta educativa de Reggio Emilia e tem por objetivo formar profissionais gabaritados a operar e disseminar os conceitos que a sustentam, desenvolvendo um panorama pedagógico amplo e especializado relativo a uma Proposta Pedagógica de Orientação Construtivista na educação infantil. Dando condições de:

  • Desenvolver uma atuação profissional que contemple o diálogo entre teoria e prática;
  • Compreender e buscar exercitar a interdependência e a reciprocidade presentes nos processos educativos em que crianças, pais e comunidade são considerados protagonistas do processo educativo;
  • Desenvolver um projeto de pesquisa que proponha transformações em sua realidade profissional, considerando os conceitos aprendidos.
  • Constituir-se um profissional que compreende sua função de rede no processo educativo.

MÓDULOS:

  • Os valores que sustentam a ação educativa de Reggio Emilia.
  • Os valores que sustentam a ação educativa de Reggio Emilia e as relações com o contexto educativo no Brasil.
  • Os adultos e a investigação e pesquisa das crianças.
  • Os adultos e a investigação e pesquisa das crianças no Brasil – mudança de perspectiva.
  • O Conceito de Organização, o Cotidiano da Escola e o Conceito de Participação.
  • O Conceito de Organização, o Cotidiano da Escola e a Relação Escola / Sociedade – mudança de perspectivas no Brasil.

PÚBLICO-ALVO:


Direto - diretores, coordenadores, professores, educadores, arte-educadores, profissionais das áreas de saúde e nutrição, gestores sociais, líderes comunitários, secretários, consultores, profissionais graduados ou pós-graduados que tenham ligação direta ou indireta com educação infantil. Lideranças, mobilizadores, educadores, antropólogos, psicólogos, especialistas nas áreas de infância, profissionais que atuam em secretarias, fundações, ONG’s, comunidades, creches, escolas e centros de formação formais e não formais. Docentes, pesquisadores e potenciais multiplicadores.


Indireto - Municípios, ONG's, Fundações, governos que queiram formular políticas locais inter setoriais, educadores, promotores de programas educacionais voltados para crianças entre zero e seis anos.

COORDENAÇÃO DO CURSO:

Danielle Wolff

É psicóloga de formação, especialista em Educação Infantil pela USP. É mestre em Coordenação Pedagógica para Instituições de Educação Infantil pela Universidade de Modena e Reggio Emillia. Danielle é fundadora do CEDUC, empresa especializada em gestão de creches coorporativas que administra as creches da Natura. Profunda admiradora do projeto educativo desenvolvido em Reggio Emilia. Mudou-se para lá nos anos de 2007 e 2008 para cursar o Master Internacional, desenvolvido por Reggio Children em parceria com a Universidade de Módena.

Quero me inscrever nesta Pós-Graduação!

Instituto Singularidades | Todos os Direitos Reservados.