ALFABETIZAÇÃO E

Carga horária: 392 horas
Modalidade: remoto

Se interessou?

Preencha seus dados abaixo que nossa equipe de relacionamento entrará em contato com você!

Ao informar meus dados, estou ciente das diretrizes da Política de Privacidade.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

APRESENTAÇÃO DO CURSO:

Este curso está organizado em 04 (quatro) eixos estruturantes. Três deles têm caráter teórico e se voltam à construção pelo estudante de uma base conceitual que lhe permita compreender as diversas facetas implicadas no processo de alfabetização.

O primeiro deles, O sistema linguístico, é constituído por três módulos que tematizam conceitos como língua, linguagem, níveis de análise linguística e educação linguística.

O segundo eixo, a construção do sistema de escrita, é composto por quatro módulos que se debruçam sobre a história da escrita, o uso e o funcionamento da escrita; a aprendizagem inicial do sistema de escrita; a constituição inicial e o desenvolvimento do letramento e a consolidação da alfabetização, por meio da discussão sobre as consciência fonológica e fonêmica.

Leitura, escrita e práticas de letramento é o terceiro eixo, organizado em quatro módulos que visam discutir a história da alfabetização no Brasil; as práticas de letramento e os multiletramentos e a aprendizagem e o desenvolvimento das práticas de leitura e de escrita.

O quarto eixo, Práticas alfabetizadoras, ocorre em todos os semestres e tem caráter teórico-prático. Esse eixo visa, por meio da focalização e da tematização de práticas alfabetizadoras, por um lado, integrar os conhecimentos conceituais que estão sendo constituídos no semestre e, por outro lado, garantir que esses conhecimentos interpelem a prática, a fim de ampliá-la e de aprimorá-la.

DIFERENCIAIS:

Integração entre teoria e prática em todos os 4 semestres;

Organização curricular que garante a compreensão das diferentes facetas envolvidas no processo de alfabetização (linguística, psicolinguística, sócio-cultural) desde o 1º semestre ;

Reconhecimento da realidade linguística diversa do país e preocupação com uma educação linguística;

Compreensão dos pressupostos teóricos que embasam os procedimentos de alfabetização.

COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS:

Reconhecer e relacionar as diversas facetas que constituem o processo de alfabetização;

Identificar o caráter específico e, ao mesmo tempo, interdependente dos processos de alfabetização e de letramento;

Empregar procedimentos didáticos teoricamente fundamentados que promovam a aprendizagem inicial do sistema de escrita, a consolidação da alfabetização e o desenvolvimento de práticas de letramento;

Empregar procedimentos didáticos teoricamente fundamentados que promovam o desenvolvimento das práticas de leitura e de escrita;

Ser capaz de avaliar os estudantes em processo de alfabetização e de planejar as práticas didáticas aderentes e adequadas às necessidades de cada um.

POR QUE ESTUDAR NO INSTITUTO SINGULARIDADES?

O candidato deve realizar esse curso no Instituto Singularidades porque terá uma visão aprofundada dos diferentes aspectos que determinam e intervêm no processo de aprendizagem do sistema de escrita, da leitura e da escrita. Essa formação permitirá que ele lance mão de práticas alfabetizadoras comprometidas com os percursos singulares de cada estudante, bem como com as práticas de letramento que têm lugar na sociedade contemporânea. Destaca-se, ainda, a relação entre teoria e prática que perpassa os 4 semestres do curso e a expertise do corpo docente.

PÚBLICO-ALVO:

Professoras e professores alfabetizadores

da rede pública e privada.

COORDENAÇÃO DO CURSO:

Mestra Cristiane Mori

Mestra em Linguística pelo IEL/UNICAMP. Fonoaudióloga pela PUC-SP. Foi professora do Departamento de Linguística da PUC-SP durante 23 anos. Atuou na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental como coordenadora de Língua Portuguesa da Escola Lourenço Castanho durante 5 anos. Avaliadora no Programa Nacional dos Livros Didáticos (PNLD/Língua Portuguesa), de 1996 a 2006. É consultora, formadora e elaboradora de materiais didáticos do programa Escrevendo o Futuro/ Olimpíada de Língua Portuguesa (MEC, Fundação Itaú Social e CENPEC) desde 2012, onde coordena o curso on-line de formação de professores Caminhos da Escrita. Integrou a equipe de redatores da Base Nacional Comum Curricular, no componente de Língua Portuguesa. É consultora de Língua Portuguesa para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Colégio Bandeirantes. É Professora do curso de Pedagogia do Instituto Singularidades desde 2013.

AGENDE UMA VISITA
QUERO ME INSCREVER NESTA PÓS-GRADUAÇÃO

Instituto Singularidades | Todos os Direitos Reservados.