A arte de ensinar arte - filosofias e práticas em arte/educação

Início do curso: 24 de agosto de 2022
Duração: 4 semestres
Investimento: 24 parcelas de R$ 995,00

Se interessou?

Preencha seus dados abaixo que nossa equipe de relacionamento entrará em contato com você!

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

APRESENTAÇÃO DO CURSO:

A Pós-graduação “A Arte de Ensinar Arte – filosofias e práticas em arte/educação” visa um mergulho nas modalidades artísticas e, para isto, contamos não só com a curiosidade, mas também com a disponibilidade para experimentar processos de criação.

O curso propõe o convívio com a ARTE por meio de vivências práticas e reflexivas, de modo que o educador possa experienciar processos criativos; abrir os espaços subjetivos e dar forma a eles; passar pelas dificuldades em se expor e ser encorajado a seguir adiante; sentir prazer ativando a imaginação.

DIFERENCIAIS:

Esta Pós-Graduação objetiva ampliar o repertório de atividades artísticas, bem como, fazer com que o educador vislumbre as possibilidades de intercâmbio entre as modalidades, num esforço constante em equilibrar o que há de mais valoroso na tradição das manifestações artísticas, com um ensino contemporâneo da Arte.

O curso pretende investigar a curiosidade, desconstruir padrões repetitivos, despertar a sensibilidade dos sentidos e proporcionar a reflexão sobre os conteúdos das práticas, no que se refere principalmente ao ato criador. A proposta é a de possibilitar práticas nas diversas modalidades artísticas (dança, teatro, música, artes visuais, cultura popular e lúdica) com imagens da produção artística tradicional, moderna e contemporânea e com leituras da literatura especializada em cada área.

A produção pessoal, o incentivo permanente à investigação, o exercício filosófico e prático das linguagens artísticas estão articulados à prática social da Arte e suas dimensões ética, estética, política e poética nos processos de ensino.

PÚBLICO-ALVO:

O curso está voltado a todos aqueles que gostam da Arte e que trabalham (ou pretendem trabalhar) diretamente ou indiretamente com o Ensino da Arte. Destina-se àqueles interessados em aproximar-se sensivelmente das dimensões artísticas do sujeito; a todos aqueles que têm interesse no ensino formal e não-formal da Arte.

COORDENAÇÃO DO CURSO:

Ana Tatit - Instituto Singularidades

Mestre em Artes Visuais pela Faculdade Santa Marcelina (2009). Desde 2009 ministra aulas de artes, música, jogos e brincadeiras no Instituto Singularidades e coordena o curso de Pós-Graduação A Arte de Ensinar Arte, nas quatro linguagens artística: música, dança, teatro e artes visuais. Trabalhou na Escola Municipal de Iniciação Artística -EMIA. Atuou no Programa Escola Que Vale, com formação de professores pelo CEDAC. Publicou o livro "300 Propostas de Artes Visuais", Editora Loyola - 2003. Publicou, pela Editora Melhoramentos, a coleção "Brinco e Canto" com os livros: Brincadeiras cantadas de cá e de lá(2013); Desafios Musicais (2014); Para os pequenos (2015) e Festas e danças brasileiras (2016). Recebeu o selo "Altamente Recomendado" pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil pelo livro Brincadeiras Cantadas de Cá e de Lá". Publicou com Patrícia Penido o livro Brincadeiras para tirar o bumbum da carteira, pela Editora Melhoramentos, (2019). Ministra cursos de formação para professores da Educação Infantil e Fundamental na área de artes visuais, música e brincadeiras. Possui graduação em licenciatura em Educação Artística pela Fundação Armando Álvares Penteado (1985).

Giuliano Tierno - A Casa Tombada

Doutor e Mestre em Artes pelo Programa de Pós-Graduação do Instituto de Artes da Unesp. Licenciatura plena em Educação Artística - Habilitação em Artes Cênicas pelo Instituto de Artes da Unesp. Sócio-fundador d´A Casa Tombada [Lugar de Arte, Cultura, Educação] na cidade de São Paulo. Coordenador Geral dos cursos de pós-graduação d’A Casa Tombada. Idealizador, coordenador e professor do curso de pós-graduação lato sensu Narração Artística: Caminhos para contar histórias em contexto urbano, pel’A Casa Tombada. Participa atualmente da elaboração do currículo do componente Arte do Novo Ensino Médio da Secretaria de Educação da Cidade de São Paulo. Participou da elaboração do currículo do Ensino Fundamental e Médio, do componente Arte, da Secretaria Estadual do Rio Grande do Norte. Professor colaborador do Programa de Mestrado Profissional ProfArtes do Instituto de Artes da UNESP. Coordenador de Artes do Colégio Augusto Laranja. Formador da Área de práticas literárias e orais nos níveis de ensino da Educação Infantil ao Ensino Médio pela Editora FTD. Professor do curso de pós-graduação A Arte de Ensinar Arte pelo Instituto Singularidades. Foi Curador Educativo do Centro Cultural São Paulo. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Experiências de Formação - Roda-Línguas, Unesp, desde 2006. Organizador do livro A Criança de 6 anos - Reflexões e Práticas (2008 e 2012), pela editora Meca. Co-autor do livro Contos do Quintal (2007), editora Globo.

QUERO ME INSCREVER NESTA PÓS-GRADUAÇÃO

Instituto Singularidades | Todos os Direitos Reservados.