Neste curso, os alunos terão a oportunidade de aprender a partir de vivências que englobam as metodologias ativas, refletindo sobre abordagens que valorizam o protagonismo do estudante.


Planejar aulas que contemplem as metodologias ativas requer uma reflexão sobre alguns componentes fundamentais como: o papel do professor e dos estudantes em uma proposta de condução da atividade didática que se distancia do modelo considerado tradicional; o papel formativo da avaliação, a organização do espaço, o papel da gestão e a influência da cultura escolar nesse processo.


Um dos aspectos centrais a serem explorados nesse sentido é a contribuição das tecnologias digitais e de atividades “mão na massa”, na valorização da criatividade, da colaboração, do pensamento crítico, da autoria e do protagonismo do estudante.

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PÚBLICO-ALVO

Profissionais da Educação Básica (professores, diretores, coordenadores, orientadores educacionais) que tenham interesse em discutir sobre inovação em sala de aula, especificamente a partir da implementação de propostas envolvendo as metodologias ativas.

DIFERENCIAIS

O curso considera um percurso metodológico que valoriza a Homologia de Processos, em que na e pela prática são construídos, coletivamente, conhecimentos apoiados na interação e na formação de uma rede entre educadores, com o intuito de inovar em suas salas de aula. Para isso, serão explorados temas como Ensino Híbrido, Gamificação, Aprendizagem Baseada em Projetos, STEAM, entre outros.

SAIBA MAIS SOBRE O CURSO

COORDENAÇÃO

Lilian Bacich

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Educação: Psicologia da educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Bióloga e Pedagoga. Co-organizadora dos livros: Ensino Híbrido, Personalização e Tecnologia na Educação e Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora. Atua junto a institutos e fundações em projetos voltados à implementação da BNCC, colaborou na produção do Guia de Implementação de Itinerários Formativos do Ensino Médio, disponível no site do MEC.

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