O curso trará a apresentação de um panorama interdisciplinar amplo e especializado nas temáticas relativas a esta faixa etária por meio de análises de currículos, programas e iniciativas locais, regionais, nacionais e internacionais em creches, instituições de terceiro setor, fundações e redes existentes no país e no mundo, nas áreas de saúde, educação, psicologia, cultura, políticas e defesa de direitos.

Se interessou pela 

Pós-Graduação?

Preencha seus dados abaixo.

Entraremos em contato em breve!

PÚBLICO-ALVO

Educadores, cuidadores, arte-educadores, profissionais das áreas de saúde e nutrição, gestores sociais, líderes comunitários, secretários, consultores, profissionais graduados ou pós-graduados que tenham ligação direta ou indireta com esta faixa etária e/ou que atuam na educação formal, não formal, terceiro setor, áreas de saúde, cultura e outras afins. Lideranças, mobilizadores, antropólogos, psicólogos, especialistas nas áreas de infância, direitos humanos, cultura de paz e áreas afins; profissionais que atuam em secretarias, fundações, ONG’s, comunidades, creches, escolas e centros de formação formais e não formais. Docentes, pesquisadores e potenciais multiplicadores. Municípios, ONG’s, Fundações e Governos que queiram formular políticas locais intersetoriais; agentes de saúde, promotores de programas culturais voltados para crianças entre zero e três anos.

DIFERENCIAIS

Ao considerar que este é o período da vida em que se definem as bases da constituição integral do ser humano, este curso apresenta uma abordagem multidisciplinar, enfatizando conteúdos, metodologias, programas e conhecimentos adequados, fundamentais para as práticas educacionais dirigidas a esta faixa etária. Levando em conta os âmbitos de educação formais e não formais, incluindo as famílias, a pós-graduação abrange os diversos contextos socioculturais nos quais as crianças pequenas crescem, aprendem e se desenvolvem. Propõe uma formação que articula os saberes dos ingressantes às questões contemporâneas sobre as crianças na faixa etária de 0 a 3 anos.

Saiba mais sobre o curso

COORDENAÇÃO

Josca Ailine Baroukh

Mestranda da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Graduada em Psicologia pela mesma universidade, com especialização para professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental no Espaço Pedagógico, com Madalena Freire. Atuou na rede particular de ensino como professora de Educação Infantil e primeiros anos do Ensino Fundamental 1 durante 14 anos; no Ensino Superior, com formação inicial de professores; na formação continuada por quatro anos, como formadora de diretores e coordenadores pedagógicos da Educação Infantil pela Secretaria Municipal da Educação de São Paulo, no programa Rede em rede, entre outros; na coordenação do núcleo de formação de professores do Setor Educativo do Instituto Tomie Ohtake e coordenadora dos projetos de ensino a distância da Fundação Bienal, para professores de Arte do Estado de São Paulo. Atualmente, é responsável pela comunicação da Educação Infantil e Ensino Fundamental da Escola Vera Cruz, é coordenadora do curso de pós-graduação “Educação Infantil: Investigações e Fazeres das Crianças de 0 a 3 anos” no Instituto Singularidades, e trabalha com formação de gestores e professores desde 1999, ministrando cursos, oficinas e palestras e prestando assessoria pedagógica a escolas da rede pública e privada, bem como a ONGs, no município de São Paulo e no interior paulistaCoordenou a coleção “Interações”, pela Editora Blucher, e é autora dos livros “Parlendas para brincar” e “Adivinhas para brincar” (em parceria com Lucila de Almeida), “O penico do bebê”, “Vamos tomar banho? e, em parceria com Ana Carolina Carvalho, do livro “Ler antes de saber ler, oito mitos escolares sobre a leitura literária”, todos pela Panda Books.

® Instituto Singularidade | Todos os direitos reservados.