INSTITUTO

SINGULARIDADES

INSTITUTO

SINGULARIDADES

O Instituto Singularidades cultiva espaços de aprendizagem para promover o desenvolvimento de pessoas éticas e comprometidas, capazes de inovar

e inspirar na educação.


ATUALMENTE É REFERÊNCIA NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES.


Antenado às demandas educacionais atuais, também se dedica à pesquisa aplicada a práticas de ensino.


Selecione uma das categorias de cursos abaixo

para mais informações:

O Instituto Singularidades cultiva espaços de aprendizagem para promover o desenvolvimento de pessoas éticas e comprometidas, capazes de inovar e inspirar na educação.


ATUALMENTE É REFERÊNCIA NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES.


Antenado às demandas educacionais atuais, também se dedica à pesquisa aplicada a práticas de ensino.

GRADUAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO
CURSOS DE EXTENSÃO
CURSOS DE VERÃO

GRADUAÇÃO

SINGULARIDADES

GRADUAÇÃO

SINGULARIDADES

PEDAGOGIA

PEDAGOGIA

ÚNICO CURSO DE PEDAGOGIA, NA CIDADE DE SÃO PAULO, COM NOTA 5 NO ENADE PELA 3a CONSECUTIVA. 


No ranking nacional, o Instituto Singularidades está em 1o lugar entre instituições privadas. 

O curso de graduação em Pedagogia do Singularidades forma professores para atuar na Educação Infantil, no 1o. ao 5o. ano do Ensino Fundamental, na Educação de Jovens e Adultos, e gestores para a orientação educacional, coordenação e direção de escolas e projetos na área de Educação. 

 

Duração: 8 semestres 

Modalidade: presencial 

 

Confira os programas de bolsas e benefícios! 

#VEMPROSING 

 

Conhece alguém que gostaria de estudar Pedagogia no Singularidades? 

Encaminhe este material! 

ÚNICO CURSO DE PEDAGOGIA, NA CIDADE DE SÃO PAULO, COM NOTA 5 NO ENADE PELA 3a CONSECUTIVA. 


No ranking nacional, o Instituto Singularidades está em 1o lugar entre instituições privadas. 

O curso de graduação em Pedagogia do Singularidades forma professores para atuar na Educação Infantil, no 1o. ao 5o. ano do Ensino Fundamental, na Educação de Jovens e Adultos, e gestores para a orientação educacional, coordenação e direção de escolas e projetos

na área de Educação. 

 

Duração: 8 semestres 

Modalidade: presencial 

 

Confira os programas de bolsas e benefícios! 

#VEMPROSING 

 

Conhece alguém que gostaria de estudar Pedagogia no Singularidades? 

Encaminhe este material! 

SAIBA MAIS SOBRE O CURSO BOLSAS E BENEFÍCIOS

PÓS-GRADUAÇÃO

SINGULARIDADES

PÓS-GRADUAÇÃO

SINGULARIDADES

PSICOPEDAGOGIA: PRÁTICAS EDUCACIONAIS

E CONTEXTOS

DE INTERVENÇÃO

PSICOPEDAGOGIA:

PRÁTICAS EDUCACIONAIS

E CONTEXTOS DE INTERVENÇÃO

A Psicopedagogia aborda as relações do sujeito com a aprendizagem, que pode acontecer em contextos institucionais diversificados: escola, organizações não governamentais, clínica, associações educacionais, entre outros. Neste curso, os profissionais terão a oportunidade de aprender diferentes modos de avaliar e intervir na prática psicopedagógica, por meio de atividades supervisionadas e de reflexões sobre diversas concepções da aprendizagem e do desenvolvimento humano. Na interface entre Psicologia, Educação e Saúde, serão abordados temas relacionados às questões educacionais de forma ética e reflexiva, de modo a explorar fundamentos teóricos e práticos para intervenção. 

 

Modalidade: presencial

Período: início em março de 2024

Coordenação: Ma. Elizabeth dos Reis Sanada 

A Psicopedagogia aborda as relações do sujeito com a aprendizagem, que pode acontecer em contextos institucionais diversificados: escola, organizações não governamentais, clínica, associações educacionais, entre outros. Neste curso, os profissionais terão a oportunidade de aprender diferentes modos de avaliar e intervir na prática psicopedagógica, por meio de atividades supervisionadas e de reflexões sobre diversas concepções da aprendizagem e do desenvolvimento humano. Na interface entre Psicologia, Educação e Saúde, serão abordados temas relacionados às questões educacionais de forma ética e reflexiva, de modo a explorar fundamentos teóricos e práticos para intervenção. 

 

Modalidade: presencial

Período: início em março de 2024

Coordenação: Ma. Elizabeth dos Reis Sanada 

SAIBA MAIS!

METODOLOGIAS ATIVAS PARA UMA EDUCAÇÃO INOVADORA

METODOLOGIAS ATIVAS PARA UMA EDUCAÇÃO INOVADORA

O uso de metodologias ativas com tecnologias digitais na educação não é novo e tem sido alvo de pesquisas desde o final do século passado, explorando estratégias e impactos dessa integração. A implementação dessas tecnologias é um desafio para escolas e profissionais da educação, gerando debates constantes. Esta publicação aborda a relação entre metodologias ativas com tecnologia digital e seu processo de adoção nas instituições de ensino. Estudos educacionais atuais destacam a singularidade do processo de aprendizagem para cada indivíduo, enfatizando a relevância e sentido pessoal na construção de conexões cognitivas e emocionais. As metodologias ativas envolvem os estudantes no processo de aprendizagem, valorizando suas diferentes formas de participação para uma aprendizagem personalizada e eficaz.

 

Modalidade: híbrido 

Período: início em março de 2024 

Coordenação: Dra. Lilian Bacich

O uso de metodologias ativas com tecnologias digitais na educação não é novo e tem sido alvo de pesquisas desde o final do século passado, explorando estratégias e impactos dessa integração. A implementação dessas tecnologias é um desafio para escolas e profissionais da educação, gerando debates constantes. Esta publicação aborda a relação entre metodologias ativas com tecnologia digital e seu processo de adoção nas instituições de ensino. Estudos educacionais atuais destacam a singularidade do processo de aprendizagem para cada indivíduo, enfatizando a relevância e sentido pessoal na construção de conexões cognitivas e emocionais. As metodologias ativas envolvem os estudantes no processo de aprendizagem, valorizando suas diferentes formas de participação para uma aprendizagem personalizada e eficaz.

 

Modalidade: híbrido 

Período: início em março de 2024 

Coordenação: Dra. Lilian Bacich

SAIBA MAIS!

DIDÁTICA DA MATEMÁTICA PARA

OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

DIDÁTICA DA MATEMÁTICA PARA OS ANOS INICIAIS

DO ENSINO FUNDAMENTAL

O estudo da Educação Matemática remonta ao final do século XIX, ganhando destaque após a Segunda Guerra Mundial. Embora essa área tenha sido objeto de pesquisa por bastante tempo, o Ensino de Matemática no Brasil ainda carece de aprimoramento, necessitando superar estereótipos como a associação exclusiva à ideia de cálculo ou à crença de que é uma área para poucos. A OCDE, no projeto "Educação 2030", enfatiza a importância da Matemática no currículo futuro, destacando competências além do cálculo, como pensamento crítico e criatividade.

O curso de Didática da Matemática para os anos iniciais do Ensino Fundamental visa desenvolver campos matemáticos diversos, além de abordar aspectos educacionais contemporâneos. Busca-se oferecer variadas estratégias metodológicas e recursos embasados teoricamente para experimentação e aplicação prática. Este curso procura preencher uma lacuna ao ampliar a discussão e o fortalecimento do ensino de Matemática nos anos iniciais, uma área pouco explorada em cursos de pedagogia e formação continuada.


Modalidade: híbrido 

Período: início em março de 2023 

Coordenação: Dra. Sonia Maria Pereira Vidigal 

O estudo da Educação Matemática remonta ao final do século XIX, ganhando destaque após a Segunda Guerra Mundial. Embora essa área tenha sido objeto de pesquisa por bastante tempo, o Ensino de Matemática no Brasil ainda carece de aprimoramento, necessitando superar estereótipos como a associação exclusiva à ideia de cálculo ou à crença de que é uma área para poucos. A OCDE, no projeto "Educação 2030", enfatiza a importância da Matemática no currículo futuro, destacando competências além do cálculo, como pensamento crítico e criatividade.

O curso de Didática da Matemática para os anos iniciais do Ensino Fundamental visa desenvolver campos matemáticos diversos, além de abordar aspectos educacionais contemporâneos. Busca-se oferecer variadas estratégias metodológicas e recursos embasados teoricamente para experimentação e aplicação prática. Este curso procura preencher uma lacuna ao ampliar a discussão e o fortalecimento do ensino de Matemática nos anos iniciais, uma área pouco explorada em cursos de pedagogia e formação continuada.


Modalidade: híbrido 

Período: início em março de 2023 

Coordenação: Dra. Sonia Maria Pereira Vidigal 


SAIBA MAIS!

EDUCAÇÃO

SOCIOEMOCIONAL

EDUCAÇÃO

SOCIOEMOCIONAL

O curso de pós-graduação Educação socioemocional, partindo das evidências científicas obtidas pelos pesquisadores da Collaborative Academic, Social and Emocional Learning, e fundamentado em referências dos campos da psicologia, educação, filosofia, sociologia e neurociência, tem o objetivo geral de promover a construção de conhecimentos e práticas que permitam a implementação de uma educação socioemocional crítica nos ambientes educativos. 

 

Modalidade: híbrido 

Período: início em março de 2023 

Coordenação: Dra. Hanna Danza 

O curso de pós-graduação Educação socioemocional, partindo das evidências científicas obtidas pelos pesquisadores da Collaborative Academic, Social and Emocional Learning, e fundamentado em referências dos campos da psicologia, educação, filosofia, sociologia e neurociência, tem o objetivo geral de promover a construção de conhecimentos e práticas que permitam a implementação de uma educação socioemocional crítica nos ambientes educativos. 

 

Modalidade: híbrido 

Período: início em março de 2023 

Coordenação: Dra. Hanna Danza 

SAIBA MAIS!

NEUROCIÊNCIA

NA ESCOLA

NEUROCIÊNCIA

NA ESCOLA

A Neurociência e a Educação se unem pelo diálogo para entender como o cérebro aprende, não oferecendo métodos definitivos, mas sim estratégias mais intencionais. Elas enfatizam que a aprendizagem molda o cérebro, cada pessoa aprende de forma única e a interação social é fundamental. Tecnologia, emoção, motivação, atenção e outros fatores influenciam a aprendizagem. A Neurociência não fornece soluções prontas, mas colabora com pesquisas educacionais, convidando à reflexão contínua sobre a interface entre esses campos.


Modalidade: híbrido

Período: início em março de 2024 

Coordenação: Ma. Adriessa Santos

A Neurociência e a Educação se unem pelo diálogo para entender como o cérebro aprende, não oferecendo métodos definitivos, mas sim estratégias mais intencionais. Elas enfatizam que a aprendizagem molda o cérebro, cada pessoa aprende de forma única e a interação social é fundamental. Tecnologia, emoção, motivação, atenção e outros fatores influenciam a aprendizagem. A Neurociência não fornece soluções prontas, mas colabora com pesquisas educacionais, convidando à reflexão contínua sobre a interface entre esses campos.


Modalidade: híbrido

Período: início em março de 2024 

Coordenação: Ma. Adriessa Santos

SAIBA MAIS!

CURSOS

DE EXTENSÃO

CURSOS

DE VERÃO

CIÊNCIAS HUMANAS NOS ANOS INICIAIS: INVESTIGANDO A HISTÓRIA E A PAISAGEM DA CIDADE A PARTIR DO SEUS CURSOS D'ÁGUA

CIÊNCIAS HUMANAS

NOS ANOS INICIAIS: INVESTIGANDO A HISTÓRIA E A PAISAGEM DA CIDADE A PARTIR DO SEUS CURSOS D'ÁGUA

O curso tem como objetivo abordar os temas dos “rios invisíveis” e das “águas esquecidas” nas cidades brasileiras do século XXI como percurso de investigação das paisagens urbanas e da história das cidades por estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A ideia, com isso, é potencializar, nos cursos de História e Geografia dos Anos Iniciais, a construção das práticas e dos saberes relacionados às formas de pesquisa e conhecimento do lugar em que vivemos a partir do trabalho com os cursos d’água e com os processos de urbanização ocorridos especialmente do século XIX até os dias de hoje.


Modalidade: remoto

Período: início em março de 2024 

Coordenação: Ms. Eduardo Zayat Chammas

O curso tem como objetivo abordar os temas dos “rios invisíveis” e das “águas esquecidas” nas cidades brasileiras do século XXI como percurso de investigação das paisagens urbanas e da história das cidades por estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A ideia, com isso, é potencializar, nos cursos de História e Geografia dos Anos Iniciais, a construção das práticas e dos saberes relacionados às formas de pesquisa e conhecimento do lugar em que vivemos a partir do trabalho com os cursos d’água e com os processos de urbanização ocorridos especialmente do século XIX até os dias de hoje.


Modalidade: remoto

Período: início em março de 2024 

Coordenação: Ms. Eduardo Zayat Chammas

SAIBA MAIS!

CUIDAR E EDUCAR NA PRIMEIRA INFÂNCIA: FORMAÇÃO DE CUIDADORES E BABÁS

CUIDAR E EDUCAR NA PRIMEIRA INFÂNCIA: FORMAÇÃO DE CUIDADORES E BABÁS

Na nossa sociedade brasileira o lugar de trabalho de babás e cuidadores de crianças sempre esteve presente; seja pela necessidade das famílias de apoio no cuidado às crianças, seja por parte do cuidador que encontra neste campo a possibilidade de atuar e trabalhar. Muitos cuidadores atuam com as crianças a partir de suas experiências pessoais, necessitando de acolhimento e apoio para lidar com questões formativas das crianças, em um mundo cada vez mais complexo. 


Neste sentido, o Curso de babás e cuidadores de crianças tem como intenção trazer referências formativas para os (as) cuidadores, considerando a trajetória e experiência de cada um (uma) nessa posição, pois todos (as) também detêm muitos saberes construídos na sua prática. 



Modalidade: presencial

Período: fevereiro de 2024 

Coordenação: Esp. Claudia Regina Passos

Na nossa sociedade brasileira o lugar de trabalho de babás e cuidadores de crianças sempre esteve presente; seja pela necessidade das famílias de apoio no cuidado às crianças, seja por parte do cuidador que encontra neste campo a possibilidade de atuar e trabalhar. Muitos cuidadores atuam com as crianças a partir de suas experiências pessoais, necessitando de acolhimento e apoio para lidar com questões formativas das crianças, em um mundo cada vez mais complexo. 


Neste sentido, o Curso de babás e cuidadores de crianças tem como intenção trazer referências formativas para os (as) cuidadores, considerando a trajetória e experiência de cada um (uma) nessa posição, pois todos (as) também detêm muitos saberes construídos na sua prática. 


Modalidade: presencial

Período: fevereiro de 2024 

Coordenação: Esp. Claudia Regina Passos

SAIBA MAIS!

LITERATURA INFANTIL E JUVENIL NO CONTEXTO ESCOLAR: DA ALFABETIZAÇÃO AOS LETRAMENTOS MULTIMODAIS

LITERATURA INFANTIL E JUVENIL NO CONTEXTO ESCOLAR: DA ALFABETIZAÇÃO AOS LETRAMENTOS MULTIMODAIS

Nova a leitura profunda, a compreensão para além da decodificação. O objetivo do curso de extensão "Literatura infantil e juvenil no contexto escolar: da alfabetização aos letramentos multimodais" é explorar os conceitos de alfabetização, de letramento e de multimodalidade e a forma como os conceitos embasam os fazeres pedagógicos nas proposições da leitura literária em sala de aula para a formação do/a leitor/a de mundo.


Trata-se de um curso teórico-prático em que priorizaremos a leitura literária não como uma atividade unicamente escolar, mas como uma exploração dos livros como manifestações artísticas, repletos de possibilidade para desvelamento de realidades.


Promoveremos, durante o curso, momentos de atividades teóricas, para a discussão de conceitos que embasam as práticas, a partir de leituras cuidadosamente selecionadas; e momentos de atividades práticas, para o desenvolvimento dos conceitos de imersão artístico-literária, de vivências literárias e de conversas literárias 



Modalidade: híbrido

Período: fevereiro de 2024 

Coordenação: Ma. Vivian Maria Marcondes

Nova a leitura profunda, a compreensão para além da decodificação. O objetivo do curso de extensão "Literatura infantil e juvenil no contexto escolar: da alfabetização aos letramentos multimodais" é explorar os conceitos de alfabetização, de letramento e de multimodalidade e a forma como os conceitos embasam os fazeres pedagógicos nas proposições da leitura literária em sala de aula para a formação do/a leitor/a de mundo.


Trata-se de um curso teórico-prático em que priorizaremos a leitura literária não como uma atividade unicamente escolar, mas como uma exploração dos livros como manifestações artísticas, repletos de possibilidade para desvelamento de realidades.


Promoveremos, durante o curso, momentos de atividades teóricas, para a discussão de conceitos que embasam as práticas, a partir de leituras cuidadosamente selecionadas; e momentos de atividades práticas, para o desenvolvimento dos conceitos de imersão artístico-literária, de vivências literárias e de conversas literárias 



Modalidade: híbrido

Período: fevereiro de 2024 

Coordenação: Ma. Vivian Maria Marcondes

SAIBA MAIS!

FUNDAMENTOS E PRÁTICAS DO ENSINO DE INGLÊS NA CONTEMPORANEIDADE

FUNDAMENTOS E PRÁTICAS DO ENSINO DE INGLÊS NA CONTEMPORANEIDADE

Com o intuito de transformar pensamentos e práticas de sala de aula no ensino de inglês, esse curso convida os docentes a refletirem sobre suas práticas e quais concepções de língua(gem), ensino de línguas e currículo possuem. A partir de trocas e encontros embasados conceitualmente, a proposta trará aos professores estratégias e instrumentos para que consigam, de maneira imediata, implementar mudanças na sala de aula.


O curso pretende ainda oferecer um espaço de estudo, reflexão e aprofundamento sobre os conceitos-chave que devem sustentar todas as escolhas didáticas em sala assim como enfatizar instrumentos avaliativos adequados para oferecer o acompanhamento que os estudantes necessitam visando o alcance de objetivos importantes principalmente dentro do campo

oral e leitura 



Modalidade: remoto

Período: fevereiro de 2024 

Coordenação: Esp. Amada Fonseca e Esp. Kátia Castro

Com o intuito de transformar pensamentos e práticas de sala de aula no ensino de inglês, esse curso convida os docentes a refletirem sobre suas práticas e quais concepções de língua(gem), ensino de línguas e currículo possuem. A partir de trocas e encontros embasados conceitualmente, a proposta trará aos professores estratégias e instrumentos para que consigam, de maneira imediata, implementar mudanças na sala de aula.


O curso pretende ainda oferecer um espaço de estudo, reflexão e aprofundamento sobre os conceitos-chave que devem sustentar todas as escolhas didáticas em sala assim como enfatizar instrumentos avaliativos adequados para oferecer o acompanhamento que os estudantes necessitam visando o alcance de objetivos importantes principalmente dentro do campo

oral e leitura 



Modalidade: remoto

Período: fevereiro de 2024 

Coordenação: Esp. Amada Fonseca e Esp. Kátia Castro

SAIBA MAIS!

CRUZAMENTOS ENTRE ARTE, CIÊNCIA E LITERATURA NO ENSINO: UMA PROPOSTA TRANSDISCIPLINAR

CRUZAMENTOS ENTRE ARTE, CIÊNCIA E LITERATURA NO ENSINO: UMA PROPOSTA TRANSDISCIPLINAR

O curso trará o diálogo entre Arte Contemporânea, áreas da Ciência e Literatura. A intenção é ampliar a possibilidade de trabalhos interdisciplinares e a compreensão das linguagens em conjunto.


Objetivos


● Conhecer a obra de artistas contemporâneos que promovem diálogo entre as diversas áreas do conhecimento através da ciência;

● Articular conhecimentos para desenvolver pensamentos críticos e científicos de maneira a aplicá-los em sala de aula;

● Fruir, criar e redesenhar saberes através das propostas-ateliê.



Modalidade: híbrido

Período: março de 2024 

Coordenação: Dra. Vivian Caroline Lopes.

Este curso foca na formação contínua de gestores escolares, especialmente coordenadores pedagógicos, para aprimorar processos educacionais. Explora estratégias eficazes de formação para professores e destaca metodologias como comunidades de prática e análise de atividades de alunos.

Ao final, os participantes desenvolvem um plano de formação aplicável em suas escolas.


Modalidade: híbrido

Período: março de 2024 

Coordenação: Dra. Vivian Caroline Lopes

SAIBA MAIS!
VISITE NOSSO SITE
AGENDE UMA VISITA